Uma festa para a Mãe e Rainha no Santuário Tabor Maria Cor Ecclesiae
Ir. M. Neiva Pavlak – “Entendi a missão e por ela minha entrega foi total” Este é o lema que está norteando o apostolado da Família de Schoenstatt brasileira neste ano dedicado ao Servo de Deus João Luiz Pozzobon, ocasião no qual celebramos os 70 anos de caminhada evangelizadora da Mãe Peregrina de Schoenstatt.
Em Porto Alegre/RS, a Campanha da Mãe Peregrina e os demais Ramos do Movimento Apostólico de Schoenstatt celebraram os 70 anos junto com a Romaria da Primavera, no domingo, 27 de setembro.
Uma carreata de louvor
A pandemia do covid-19, apesar de ter alterado a programação habitual da Romaria da Primavera, fez surgir a ideia de se realizar algo bem maior em louvor à Mãe e Rainha. Assim surgiu a proposta de realizar uma carreata, partindo da Paróquia Menino Deus até o Santuário.
A Família de Schoenstatt mobilizou-se em busca das devidas licenças das autoridades e dos demais meios necessários. A grande surpresa foi que, na hora da partida da carreata, apareceram dois carros dos bombeiros, um carro menor e o grande caminhão que carrega água para apagar incêndios. A Mãe peregrina foi colocada sobre o carro do som, onde estava também a equipe de animação, que veio cantando e rezando durante todo o trajeto.
“Quando passamos em frente ao hospital Mãe de Deus, foram imploradas as graças da MTA aos pacientes em tratamento, aos profissionais da saúde e muita esperança aos familiares deles. As pessoas acenavam, sorriam, colocavam as mãos postas em atitude de oração. Quando passamos nas casas próximas aos bombeiros, as pessoas vinham para a frente das casas, demonstravam alegria, estado de oração e agradecimento… Penso que a procissão atingiu plenamente seu objetivo de evangelizar e mostrar que nossa Mãe está presente e acompanha a todos distribuindo as suas graças”, comenta o coordenador Luiz Carlos Stein.
A Santa Missa e a coroação da Rainha “relíquia de João Pozzobon”
A Santa Missa foi celebrada no auditório, presidida por Dom Darley Kummer, bispo auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre, que foi ao encontro de todos os carros que participaram da carreata e os abençoou. Dom Darley presidiu a Missa festiva acompanhado do pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção (à qual pertence o Santuário), Pe. Paulo Inácio Labres.
A Mãe Peregrina Auxiliar foi acolhida no portão do Santuário com bandeirinhas, toque dos sinos e anjinhos vestidos de branco. Em sua homilia, Dom Darley enfatizou o espírito apostólico, o ser Igreja em saída, como faz a Mãe Peregrina visitando as famílias. Disse que é importante participar das celebrações da Igreja, tomando os cuidados necessários, e ir ao encontro das pessoas que estão necessitadas de um abraço, de serem acolhidas.
Na procissão das oferendas foram levadas as ofertas do pão e do vinho, a coroa da Mãe, as sementes para serem abençoadas e distribuídas aos participantes e a ânfora com contribuições ao Capital de Graças.
Após a comunhão, realizou-se a coroação da Mãe Peregrina – em uma imagem histórica abençoada pelo Diácono João Pozzobon. Todos juntos rezaram a oração de coroação e a Mãe foi coroada como Rainha das Famílias e Vencedora de todos os males, especialmente vencedora do mal que é o coronavírus.
Dom Darley deu também as benções tradicionais da Romaria da Primavera, conforme o costume de João Pozzobon: bênção da saúde, bênção das famílias, bênçãos das sementes, dos campos e lavouras e benção dos objetos religiosos.
Gratidão
Todos os presentes saíram felizes e abastecidos com as graças da celebração eucarística e da Mãe de Deus no seu Santuário. Pelas redes sociais foi possível ver que muitas pessoas acompanharam a carreata e a celebração, rezaram juntas e até se emocionaram, especialmente as pessoas mais idosas que já fizeram muito pela Campanha da Mãe Peregrina e hoje, por conta da pandemia, não podem sair de casa.
Preparação da Romaria da Primavera
Como preparação para esta quarta Romaria da Primavera, a coordenação arquidiocesana da Campanha da Mãe Peregrina preparou uma novena de terços rezados no Santuário, transmitidos ao vivo pelas redes sociais. Antes de iniciar, diariamente acontecia uma live de 15 minutos, na qual foram abordados temas relacionados com a pessoa de João Pozzobon e com a Campanha da Mãe Peregrina; foram apresentados testemunhos das diferentes experiências vividas por famílias e comunidades, por ocasião da visita da Mãe Peregrina, como também atividades apostólicas e sociais realizadas por alguns grupos. Tudo isso você pode conferir nas redes sociais do Santuário Tabor Maria Cor Ecclesiae: Facebook / Youtube
Fotos: Marcia Kazumi / Luiz Carlos Stein / Ir. M. Neiva Pavlak / Ir. M. Denise Ternes / Pâmela Sfalcin