A Presidência Geral nomeou 12 pessoas para essa comissão
Heinrich Brehm – A Presidência da Obra Internacional de Schoenstatt iniciou no verão deste ano a constituição de um Grupo internacional de pesquisa que deverá se dedicar, em comum, a um estudo coordenado de temas e processos chave da história de Schoenstatt que levaram ao exílio do Fundador de Schoenstatt, Padre José Kentenich, em Milwaukee/EUA. Na sessão da Presidência em 12 de outubro de 2020, os membros do grupo de pesquisa foram oficialmente nomeados.
O objetivo consiste em elaborar uma edição crítica de diversos textos e procedimentos do Padre Kentenich a nível do estado atual da discussão científica.
Serão consideradas a teoria e prática pastoral, psicológica e pedagógica que ele elaborou na sua época, respectivamente ancoradas na tradição, na teologia e na antropologia cristã. O Grupo de pesquisa, cujo trabalho está inicialmente previsto para um período de dois anos, identificará os temas que entram em questão e decidirá um procedimento comum para a sua elaboração. Pe. Alejandro Blanco, da Argentina, Dirigente da União Internacional de Sacerdotes, assumiu a coordenação deste trabalho e será a pessoa de contato entre o Grupo de pesquisa e a Presidência Internacional em Schoenstatt.
Os doze restantes membros do Grupo de pesquisa provém de cinco países diversos e fazem quase todos parte de uma das comunidades-núcleo do Movimento de Schoenstatt:
Mónica Asprella e Rodolfo Concia (Instituto das Famílias de Schoenstatt, Argentina),
Manfred Gerwing (União de Famílias de Schoenstatt, Alemanha),
Joachim Söder (Instituto José Kentenich, Alemanha),
Alicja Kostka (União Feminina, Polônia),
Virginia Perera (Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, Argentina),
Myriam de Soto Falcó (Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, Espanha),
Fernando Alliende Luco (União de Famílias de Schoenstatt, Chile),
Ignacio Serrano del Pozo (União Masculina, Chile),
Raúl Espina (Instituto dos Padres de Schoenstatt, Chile),
Patricio Moore (Instituto dos Padres de Schoenstatt, Chile),
Daniel Jany (União dos Sacerdotes, Argentina)
Em caso de necessidade podem ser convidadas para as pesquisas e/ou elaboração dos diversos temas outras pessoas de diversos países.