“Alegres na esperança e certos da vitória, nós te coroamos Mãe, Rainha e Conquistadora dos novos tempos”
Luciane Volpatto / Edison Prestes – A Família de Schoenstatt celebrou, no dia 12 de outubro de 2020, a 24ª Romaria em honra à Mãe, Rainha e Vencedora, Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no Santuário Missioneiro de Schoenstatt Tupãcyrendá, na cidade de Santo Ângelo/RS.
Há exatamente 24 anos este Santuário de graças era inaugurado. Como presente especial para a ocasião, a Família de Schoenstatt renovou a coroação da MTA como “Mãe, Rainha e Conquistadora dos Novos Tempos”.
A coroa renova seu brilho
Sinal do amor e expressão da confiança na querida Mãe, surgiu a iniciativa de oferecer novamente a coroa à “Rainha e Conquistadora” – título com o qual a MTA foi coroada no Santuário de Santo Ângelo em 1999. Agora a coroa foi enriquecida com uma nova pedra preciosa, expressão do amor, da esperança e certeza da vitória em todas as lutas e desafios deste tempo. Para a conquista desta pedra, durante meses foi rezada, muitas vezes, uma dezena do terço; os diferentes Ramos do Movimento de Schoenstatt contribuíram ao Capital de Graças para oferecer esse presente à Mãe e Rainha.
Amar Maria com um coração de filhos
A Romaria iniciou com uma carreata pelas ruas da cidade e culminou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo de Santo Ângelo, Dom Liro Meurer no Santuário. Em sua homilia, ele destacou a presença materna de Maria como Mãe e intercessora, Aquela que está sempre atenta às necessidades de seus filhos, com um coração materno misericordioso.
“Temos muito a agradecer à Nossa Senhora, mas também sempre chegamos aqui para pedir. Ela disse: ‘Fazei tudo o que ele vos disser’. Ficamos muito atentos a esse pedido de Maria, pois não adianta implorar a intercessão da Rainha se rejeitamos a justa vontade do rei”, diz o bispo.
Dom Liro salienta que “todos somos chamados a amar a Virgem com um coração de filhos, tendo em vista que, em Jesus, nos tornamos todos irmãos pelo batismo”. E que, “em Maria temos o mais perfeito exemplo do discípulo e da discípula de Jesus, que sabe cumprir os mandamentos e fazer realizar a única vontade do Pai”.
Luz na escuridão
O Sr. Edison Prestes, da Liga dos Homens de Schoenstatt, comenta sobre a Romaria: “Com carinho quisemos provar à nossa Mãe esse amor: terços, orações, pequenos sacrifícios, o cuidado nas preparações, dedicação na preparação da 24° Romaria. Gratidão a Santíssima Trindade por este dia e à querida Mãe e Rainha pelo seu sim, pela sua presença real em nosso Santuário de Graça e a sua amorosidade para conosco ao longo desses 24 anos de graças abundantes. Não foi uma simples carreata de barulho. Foi uma peregrinação de fé: nossa Mãe, portando Cristo Jesus nos braços, perto do coração, levou vida, coragem e transformação da escuridão em luzes de graças”.
A assessora do Movimento em Santo Ângelo, Ir. M. Cristiane Batalin, interpreta esse dia sob alguns aspectos: “Quando o humano se vincula ao divino, descobre-se a força da graça, o poder da oração e, então, nos sentimos encorajados e serenos perante as crises, porque entendemos melhor que tudo é permitido pelo nosso Bom Deus, para que nos reaproximemos dele, especialmente através de Maria. Nossas contribuições, mesmo que aparentemente insignificantes ou pequenas demais, sempre são valorizadas e multiplicadas pela força do amor. A resposta do divino se fez sentir neste belo e ensolarado dia, como um sorriso de criança feliz”.
O Sr. Edison Prestes conclui pedindo que “a Mãe receba a coroa e o cetro e reine em nosso mundo, na Santa Igreja e em todos os ramos do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Conduz-nos a Jesus, ao Pai e ao Espírito Santo”.
Fotos: Luciane Volpatto