Novos formatos, novas experiências, inovação e flexibilidade são palavras que podem traduzir os Congressos de Outubro no Brasil em 2020. Os quatro regionais do Movimento – Sul, Paraná, Sudeste e Nordeste – definiram modelos inéditos para realizar este encontro anual tão importante para a Família de Schoenstatt, veja abaixo:
Regional Sul: Entre o virtual e o presencial
O Congresso, no Regional Sul, fará uma experiência mista entre o virtual e o presencial. Como assim? No dia 24, à tarde, as lideranças do Movimento se reunirão presencialmente nos Santuários aos quais estão vinculadas, seguindo os protocolos de segurança. Desses locais, em pequenos grupos, todos entrarão em rede, num grande encontro virtual.
Falando sobre os temas centrais desse Congresso, o Pe. Clodoaldo Kamimura acentua: “Aqui no regional Sul, através do caminho da sinodalidade, descobrimos experiências comuns em nossas dioceses. Acreditamos que a expressão ‘Família Tabor’ sintetiza todas essas experiências. Por isso, ‘rumo aos 75 anos do ideal Tabor’ e mais intensamente ‘vinculados ao Pe. Kentenich’, queremos não apenas construir uma ‘casa’, senão um ‘lar’ onde cultivamos nossas ‘raízes’, nossa ‘solidariedade’, nossa ‘união’. Só assim é possível sermos um ‘Schoenstatt em saída’ em forma acentuada. ‘Se as portas de nossas casas se fecham, abrimos então as janelas [Windows] para estarmos presentes no mundo’”.
Segundo a definição dos Conselhos Diocesanos do Movimento, neste regional eles desejam ser “uma ‘família’ que não vive fechada em si mesma neste tempo de crise, mas que, com os desafios do tempo, entra no ‘crie’ ‘novos modelos’ para ‘estar no mundo’; enfim, uma ‘família’ ou ‘um Tabor’ ‘sem fronteiras’, carregando consigo a atitude da esperança e da confiança”.
Regional Paraná: Vídeo Conferência aberta
Duas noites de transmissão pelo Youtube marcarão o Congresso de Outubro no Regional Paraná, nos dias 23 e 24. “O nosso objetivo é de que seja, em função da pandemia, um Congresso aberto para todas as pessoas da Família de Schoenstatt do Paraná. Os assessores do regional, avaliando a caminhada da Família nesse tempo, viram que o Congresso deveria trazer algumas pitadas de encorajamento, de força, de entusiasmo para este tempo da pandemia. E é por isso que será desenvolvido o tema: A terra dos vínculos é a nossa casa”, diz o Pe. Vandemir J. Meister.
Na noite de sexta-feira, a partir das 20 horas, haverá adoração nos cinco Santuários do Paraná, transmitida ao vivo, e depois o encerramento com a benção. No sábado, às 19 horas, inicia a abertura e, em seguida, um casal vai expor o tema central do Congresso: “A terra dos vínculos é a nossa casa”. No final da conferência a juventude de Schoenstatt de Cornélio Procópio/PR apresenta um teatro sobre o tema.
“A pandemia levou a nos perguntarmos como estão as nossas relações pessoais. A dimensão humana foi muito tocada, no sentido do cuidado pelo outro. Ao mesmo tempo, a gente se sentiu como que distantes um do outro, porque os espaços de encontro, de reuniões e de partilha foram restringidos ao máximo. Isso criou essa necessidade do contato humano. A importância dos vínculos se sobressaiu nesse espaço de carência. E agora, o tempo da pandemia nos trouxe um olhar para dentro da família, para rever, potencializar e buscar espaços humanos e vitais dentro da própria casa. Isso tudo será abordado no Congresso”, explica o Pe. Vandemir. A transmissão será pelo canal do Santuário de Londrina.
Regional Sudeste: Uma sala de reflexão online
O dia de Congresso para o Regional Sudeste, que abrange Santuários em quatro estados, será 24 de outubro, com programação durante todo o sábado. Os líderes, dirigentes e representantes dos ramos, comunidades e apostolados da Obra vão se reunir numa sala online, tendo como tema central a frase: “Nosso mundo de vínculos em tempos de crise”. A programação inclui uma retrospectiva, a parte formativa sobre o tema do Congresso, trabalhos em grupo e um debate final com os conteúdos estudados. A Santa Missa de encerramento será transmitida do Santuário da Vila Mariana, que completou 50 anos em 2020.
Queremos, diz o Pe. Afonso Wosny, “mergulhar na pedagogia e espiritualidade dos vínculos pessoais em suas diferentes dimensões: no vínculo consigo mesmo, com o próximo, com o mundo sobrenatural, com a Igreja, com Schoenstatt, com a realidade, enfim, na multiplicidade dos vínculos que Deus suscita. Vamos descobrir juntos, em maior profundidade, o tesouro dos vínculos! Que eles sejam a nossa ‘âncora’ segura para enfrentar os desafios da atualidade”.
Regional Nordeste: Encontro Virtual em Família
A proposta do Regional Nordeste é promover um Encontro Virtual para toda a Família de Schoenstatt desta região. As transmissões serão nos dias 22, 23 e 24 de outubro, sempre das 20 às 21 horas. O encontro será concluído com a missa no Santuário de Olinda e Recife/PE no domingo, dia 25, às 9 horas. As transmissões serão pelo Facebook e Youtube do Santuário Tabor da Nova Evangelização.
O que mais me encanta é que, em tempos difíceis, nos tornamos mais criativos. Isto também é fruto da Aliança de Amor vivida. É sinal que seguimos os passos do Pai e Fundador, que não se deixou abater pelas guerras, prisões e tantos outros desafios. Em cada etapa da história brotou um novo rebento na Obra de Schoenstatt, um novo reconhecimento da verdade eterna. E o que virá neste tempo e depois dele? Que os Congressos nos ajudem a descobrir.