Momento especial para a Família de Schoenstatt
Juliana Dorigo – O Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, realizou no dia 18 de outubro a Festa da Aliança de Amor. Um momento especial para a Família de Schoenstatt, recordando 106 anos da Aliança de Amor do Pe. José Kentenich com a Mãe Três Vezes Admirável, que foi o ato de fundação do Movimento Apostólico, em Schoenstatt, na Alemanha.
Pela manhã, o Santuário abriu os portões para receber os peregrinos, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde, para acolher os filhos que desejavam renovar a Aliança de Amor diante da Imagem da Mãe de Deus no Santuário.
A abertura foi com a romaria espiritual da Diocese de Jundiaí/SP. As Irmãs de Maria se reuniram diante da estátua do Pe. José Kentenich, rezando por sua beatificação e pedindo graças especiais pela intercessão dele. Seguindo cantando, ao som dos sinos, até o Santuário da Mãe e Rainha, o momento de adoração ao Santíssimo, que foi conduzido pelo Pe. Francisco José Lemes Gonçalves. Com a participação de alguns peregrinos que estavam no Santuário, foi feita a queima das simbólicas ofertas ao Capital de Graças.
Seguindo com a programação do dia, os peregrinos participaram da renovação da Aliança de Amor. Uma vivência celebrativa marcava os 106 anos da fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
No período da tarde, os peregrinos participaram da Santa Missa, que foi presidida pelo Pe. Francisco José Lemes Gonçalves. Em sua homilia, o sacerdote falou sobre a fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt e a importância da Aliança de Amor com a Mãe de Deus nos dias de hoje.
“Maria é a nossa educadora, nos coloca nos trilhos, como filhos que somos de Deus”. Ele ressaltou, também, que todos temos um pouco do Pe. Kentenich. “Todo mundo tem um pouco de Fundador, […] é o que a Mãe de Deus quer gerar nos dias de hoje, fundadores e fundadoras que tenham esse espírito apostólico”. O Pe. Francisco completou com um questionamento: “Qual é a missão de Schoenstatt nesses tempos de pandemia? A mesma de 1914, agora depende de nós”, disse ele, finalizando com um pedido: “Deixe a Mãe de Deus cuidar!”
Durante a Santa Missa também foram lembrados os 80 anos da Jufem (Juventude Feminina de Schoenstatt). Neste dia, um grupo da Jufem de Mairiporã/SP participou da missa e selou a Aliança de Amor com a Mãe de Deus. O grupo é formado por Ana Clara de Souza Nascimento, Barbara Cristini Galrão de França Benjamim, Eduarda Cardoso Brilha, Fernanda Caroline Nascimento, Letícia Pereira dos Santos e Maria Eduarda Pereira de Carvalho.
Monique Vaz comenta sobre a preparação em tempos de distanciamento social: “Há pouco mais de um ano as jovens começaram a preparação tão esperada para selar a Aliança de Amor. Elas vieram de uma linda caminhada como apóstolas e agora deram esse passo tão importante. O que não esperavam é que, no meio disso tudo, surgiria uma pandemia. As reuniões presenciais foram substituídas por reuniões online, e tantas outras dificuldades que foram surgindo, mas tudo foi entregue ao Capital de Graças. Um dia antes, as meninas chegaram ao Santuário para iniciar o retiro da Aliança, um final de semana repleto de partilha, reflexão e também muita alegria, que encerrou no dia da Aliança e dos 80 anos da Jufem, uma troca de corações com a Mãe de Deus com a presença dos familiares e amigos mais próximos”.
Para Ana Clara de Souza Nascimento, “o céu tocou a terra! A Mãe de Deus se fez presente entre nós, pegou em nossas mãos e nos conduziu até ali. A Mãe fez de meu olhar, teu olhar, de meu ouvir teu ouvir, de meu falar teu falar, mas, principalmente, de meu coração teu coração. Sinto-me realizada, pois foi algo que esperei e me preparei por muito tempo, agora eu e a querida Mãe andamos lado a lado. É ela quem ilumina minhas noites escuras e mesmo se eu cair no poço mais fundo sei que ela me resgatará”.
A festa da Aliança de Amor encerrou no final da tarde, no Santuário. As Irmãs de Maria acenderam velas com as intenções de cada devoto da Mãe e Rainha. A Ir. M. Liliane Dias informou que o gesto se repetirá durante a semana e que os nomes serão avisados durante a Missa no Santuário (Link para acompanhar a transmissão da Missa pelo Facebook e pelo YouTube).
Com o Santuário iluminado pelas velas, mesmo distantes os peregrinos se fizeram presentes, diante da imagem da Mãe de Deus. As Irmãs de Maria rezaram por todas as intenções, levando cada filho da MTA nos corações e confiando-os a ela: “Confio em teu poder e em tua bondade, em ti confio com filialidade, confio cegamente em toda situação, Mãe no teu Filho e na tua proteção”. O momento foi encerrado com a consagração à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Para mais informações sobre o Santuário de Atibaia acesse: santuariodeatibaia.org.br