“Foi aí que comecei a conhecer melhor Nossa Senhora”
Karen Bueno – A designer portuguesa Beatriz Roque Antunes, de 24 anos, é a criadora da logo oficial da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023. O logotipo foi apresentado em 16 de outubro e é inspirado no lema escolhido pelo Papa Francisco para a JMJ: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39), acentuando traços da cultura e da religiosidade portuguesa.
Beatriz nos conta, em entrevista, que participou de algumas edições da Missão País, um projeto missionário que nasceu entre a Juventude de Schoenstatt e leva a Mãe Peregrina ao encontro de muitas pessoas. “Foi aí que comecei a conhecer melhor Nossa Senhora, porque no ano em que fui chefe de oração da Missão País, a proposta de reflexão era baseada no relato da Visitação, o mesmo que deu o tema à JMJ de Lisboa”, conta. “Foi muito giro [muito bonito] quando soube que o Papa Francisco tinha escolhido este tema para a Jornada Mundial da Juventude. Havia mais uma razão para concorrer”.
Na entrevista ela nos traz mais detalhes sobre sua relação com a Mãe de Deus e a experiência missionária em Portugal:
Você disse que conheceu mais a Maria por meio da Missão País. Poderia nos falar um pouco sobre isso?
Até ter feito Missão País, a minha relação com Deus e a minha vida de oração eram vividas principalmente através da figura do Espírito Santo e do próprio Jesus Cristo. Rezava muitas vezes ao Espírito Santo, para que me iluminasse se tinha um teste na escola; para que iluminasse os médicos, se alguém da minha família estava doente… E rezava à figura de Jesus Cristo, para me parecer cada vez mais com Ele. Não tinha muita intimidade com a figura de Maria. Mas na Missão País, um projeto católico de universitários com o objetivo de levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade, redescobri Nossa Senhora.
No que essa missão te ajudou a descobrir mais sobre a Mãe de Deus? O que essa relação com Maria trouxe à sua vida?
No ano de 2017, ano do Centenário das Aparições de Fátima, enquanto estudante de Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes, em Lisboa, fui Chefe de Oração na Missão País. Nesse mesmo ano, a proposta de reflexão era baseada no relato da Visitação, o mesmo que inspirou o tema da JMJ Lisboa 2023. Ao preparar a proposta espiritual para os outros missionários, fui me aproximando e redescobrindo a figura de Nossa Senhora: a sua devoção, a sua coragem, a sua perseverança, o seu espírito de sacrifício. Foi verdadeiramente transformador.
Pode nos contar um pouco sobre sua experiência pessoal na Missão País?
Fiz Missão País em 2016, 2017 e 2018, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e integrei a Equipe Nacional na área da Imagem e Comunicação, no ano de 2019. É um projeto apaixonante, pensado ao pormenor, de universitários para universitários, e que junta oração, evangelização, serviço social e vida em comunidade. É um projeto em constante crescimento, que prova que não é preciso partir para longe para viver a mensagem de Cristo. Além de grandes amizades, e de maravilhosas experiências, guardo com saudade a memória de todos aqueles que pude conhecer nas terras onde estive com a Missão País: Pontével e Aguda.
Espero que outros jovens como eu, em Portugal e noutros países onde a Missão País se possa fixar, tenham a oportunidade de participar numa experiência assim tão transformadora.
Neste vídeo Beatriz se apresenta e explica sobre o seu trabalho com o símbolo da JMJ de Lisboa:
A Missão País
Este projeto apostólico surgiu originalmente entre a Juventude de Schoenstatt do Chile e chegou, também por jovens do Movimento, até Portugal, a Espanha e outros países. A Missão País envolve universitários que colocam seus dons a serviço da evangelização sob três pilares: abrigo, transformação e envio apostólico, levando a Mãe Peregrina e as graças do Santuário a muitos corações. → site oficial
Apesar de ter surgido entre a Juventude de Schoenstatt, a Missão País hoje tem uma abrangência muito ampla em Portugal. Por isso, Schoenstatt prepara os chefes da missão e as universidades são livres para levar ou não a imagem da Mãe Peregrina e entregar ofertas ao Capital de Graças, mesmo assim a presença da MTA é muito forte entre os jovens, como mostram os números: 60 missões; 575 imagens da Mãe Peregrina; 3386 missionários. Veja mais detalhes no vídeo:
As missões no Brasil
No Brasil, a Juventude de Schoenstatt também realiza várias missões pelo país. Partem todos os anos levando a Mãe Peregrina e as graças do Santuário a muitas casas e lugares. Para saber mais acesse o site da Juventude Feminina (jufem.com.br) ou da Juventude Masculina (jumasbrasil.com.br).