Como foi o Dia da Aliança em Araraquara
Fernando Castilho Valderrama / Edson Mikus – No último dia 18 de outubro, o Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt em Araraquara/SP, pôde contemplar a Alegria Vitoriosa de celebrar os 106 anos da Aliança de Amor. Um momento singular para a Família de Schoenstatt, para os peregrinos e todos que se dirigiram à casa da Mãe.
Seguindo o protocolo de segurança estabelecido com a Prefeitura de Araraquara, os “Voluntários da MTA” – grupo formado pela Família de Schoenstatt, missionários e peregrinos – iniciaram a abertura do Santuário às 14 horas, desta vez ao som de hinos e músicas de Schoenstatt, junto com o canto dos pássaros, como um toque especial ao ambiente.
Pessoas de diferentes cidades da abrangência das diversas dioceses que integram o Santuário, sabendo de sua abertura no dia da Aliança de Amor, fizeram questão de passar no Santuário para visitar a Mãe e realizar suas entregas ao Capital de Graças.
A saudade da Juventude e do centenário me trouxe até aqui
O jovem Gabriel Godoy, da cidade de Bonfim Paulista/SP, Diocese de Ribeirão Preto/SP, sabendo que o Santuário estaria aberto nas festividades do dia 18, fez questão de ir presencialmente até lá: “Eu acompanho as redes sociais do Santuário e vendo as fotos postadas das festividades do Centenário da Aliança de Amor, na qual eu e meus irmãos do Jumas pudemos conduzir o quadro do altar do Santuário até a tenda, foi algo marcante para mim. Cada um (do grupo do Jumas) tomou seu caminho, mas até hoje nos falamos e comecei a compartilhar essas fotos no grupo. A saudade era tanta que fiz questão de estar aqui hoje para matar a saudade e agradecer por tudo que o Santuário, a Mãe de Deus e a pedagogia do Pai e Fundador fizeram por mim. A saudade me trouxe até aqui e pude reencontrar diversas pessoas da minha época de Jumas”.
A entrega da Santa Missa é a entrega para Deus
A Santa Missa foi preenchida e celebrada por diversos ramos da Família de Schoenstatt, além de representantes dos peregrinos, missionários e voluntários. Pe. José Marcelo Araújo, capelão do Santuário, lembrou a importância dos líderes públicos governarem com justiça e com temor a Deus. Além disso, a importância de rezar por eles.
Em sua reflexão da leitura sobre os impostos romanos e a licitude em pagá-lo, lembra da missão de todos como cristãos. “‘Dê a Deus o que é de Deus’ é elevar o nosso amor e a nossa dedicação a Deus, adorando-o e servindo-o, com amor e humildade. Ao cumprir com nossas obrigações, fazemos a nossa parte, mas nossa obrigação de adoração vai a Deus e não ‘a César’. Sejamos contribuintes para a manutenção das coisas da terra, mas a nossa alma é de Deus”, diz o sacerdote.
Ao término da homilia, Pe. José Marcelo recorda dois pontos importantes para a vida cristã: O Senhor não nos desampara. O Senhor caminha conosco e, por isso, somente a Ele devemos adorar. Amando ao próximo, amamos no Senhor. Em segundo, o Senhor permite ao mal que nos tente, mas, porém, a tentação nunca será maior do que a nossa capacidade de suportar. Somos capazes de suportar através da fé e da adoração a Deus. Nunca será fácil, mas temos tantas maneiras de suportar, por exemplo, com a renovação da Aliança de Amor, reestabelecendo nossa unidade com Deus (através do coração de Maria). Se está demais, é porque a oração está ‘de menos’”.
Após a comunhão, Pe. José Marcelo conduziu a renovação da Aliança de Amor, transcendendo todos há 106 anos, relembrando com carinho a consagração do Fundador de Schoenstatt e dos congregados marianos. Tanto pelas mídias sociais do Santuário, quanto entre os presentes, todos puderam entregar à Mãe de Deus seus votos de renovação e, com o fogo do Espírito Santo, abrasar os corações e renovar a Aliança com Maria e com Seu Filho muito amado.
Em um ato de agradecimento, ao final da Santa Missa, a Ir. M. Agnes Marqueto, juntamente com o Pe. José Marcelo, coroaram a Mãe e Rainha na Ermida, memorando historicamente a conquista do terreno do Santuário. Coroando Maria como a Rainha da Saúde física e espiritual da humanidade, a Juventude, em grande alegria, se reuniu ao redor da Pira de Engling para encaminhar aos céus todas as oferta ao Capital de Graças.
Para mais informações sobre o Santuário de Araraquara acesse: schoenstattararaquara.com.br