O Congresso de Outubro, online, no Regional Nordeste é transmitido do Santuário da Mãe e Rainha em Olinda/PE neste final de semana
Taciana Ferreira – O Regional Nordeste optou por um novo formato para o Congresso de Outubro de 2020. Tendo em vista o formato online, o encontro ficou distribuído em três atividades online no período da noite para atingir um número expressivo de participantes da Família de Schoenstatt e com link aberto.
A palestra de abertura foi apresentada pelo Pe. José Fernando Bonini, diretor regional da Central de Assessores do Movimento no Nordeste, superior dos Padres de Schoenstatt e responsável pela Liga de Famílias no Regional.
Iniciou sua fala destacando a importância do Pe. Miguel Lencastre, que foi o grande precursor do Movimento do Nordeste, que este ano está completando 40 anos; lembrou que em 1992 Pe. Miguel já dizia que o Santuário de Olinda seria o “Santuário Mãe do Nordeste”.
Destacou também a importância do vínculo ao Santuário por meio das transmissões, fazendo com que as nossas casas se tornem templos – crescendo a vinculação espiritual, o caminho virtual ampliou os vínculos. Os portões fechados possibilitaram a valorização da família e do Santuário Lar. O Terço dos Homens destacou que, neste período da pandemia, a reza do terço semanal virou a reza do Terço em família.
Santuário como fonte: Transfigurar a realidade
O Tabor traz luz. Contribui para que a realidade se transforme. Em 1947, nosso Fundador destacou que “O Cristianismo é sempre acompanhado por milagres e sinais. Quais são os milagres e sinais que nos acompanham? São as graças de transformação. A formação de um novo tipo de personalidade”. Nesse sentido de transformação, buscamos sintetizar tudo aquilo que nos pareceu mais forte durante todo este ano e ao refletir sobre o lema da nossa festa: Com o Santuário Somos +. Completamos a frase: Com o Santuário Somos + Tabor. Nosso Pai e Fundador, desde o Documento de Fundação, sempre usou como sinônimo o Santuário e o Tabor. E nos ajudou a interpretar as vivências que tivemos durante este ano tão difícil. E assim construímos a reflexão do Congresso. E com a consciência de que somos instrumentos e temos essa missão, missão da Mãe, viemos através do encontro online criar pontes e “cuidar que a Mãe de Deus também seja conhecida na Igreja, que ela possa estabelecer seu trono e se revelar vitoriosa”. Santuarizar, transfigurar ou taborizar e levar ao mundo o Santuário e a presença da Mãe.
As dificuldades desse ano foram impulsos para que possamos descobrir que: Com o Santuário somos mais Tabor.
Confira a abertura completa no vídeo abaixo: