O Congresso de Outubro do Regional Sudeste reúne líderes de SP, MG, RJ, GO, DF
Nikolas Garcia – Ainda não é 8 horas, mas, a Rainha da Confiança Vitoriosa no Pai já está com alguns filhos “no pátio de sua casa”, no Santuário da Vila Mariana, centro de São Paulo, para a realização do Congresso de Outubro do Regional Sudeste, o primeiro a acontecer de forma online.
O casal Marcos e Cassiane Weizenmann subiu a serra do mar, as Irmãs de Maria e os Padres de Schoenstatt também saíram cedo. Todos encontram a estrutura técnica montada pelos jovens Nicolau Lawand e Luíza Alexandria, que chegaram bem cedinho. As máscaras não impedem que o brilho dos olhos transborde a alegria e a distância física estreita os laços do coração.
Bem depressa, “chegam” os representantes de todos os ramos da Família de Schoenstatt do Regional Sudeste, são mais de 400 pessoas reunidas pelos canais da internet. O casal Weizenmann acolhe a todos e inicia a oração de abertura diretamente do Santuário do Jaraguá, colocando aos pés de Maria toda a esperança do ardor do regional Sudeste e de todos os que estão sofrendo.
“Reunidos virtualmente nos unimos na mesma fé, no mesmo amor”.
Na palestra da manhã, Pe. Afonso Wosny e Ir. M. Nilza Silva conduzem uma reflexão sobre o organismo de vinculações pensado por nosso Pai e Fundador e como essa é uma exigência de singular importância para os atuais tempos de crise e de relacionamentos líquidos.
“Os vínculos são uma resposta para tempos de crise. Deus deseja relacionamentos humanos fortes. Ser filho pressupõe ser também irmão. Filialidade heroica pressupõe fraternidade heroica”, destaca o Pe. Afonso. Como Família de Schoenstatt, temos a missão de construir e viver vínculos profundos, os quais irão nos dar suporte para enfrentar as adversidades. Experimentamos isso a cada dia dessa pandemia que transformou a vida de todos, apoiando-se um no outro e em Deus para seguir em frente com coragem e alegria.
Ir. M. Nilza continua dizendo que “precisamos ajudar as pessoas que nos são confiadas a não só terem um conhecimento intelectual, mas uma vivência pessoal, profunda e concreta com Deus”. Para isso, são necessários atos concretos, é preciso sermos alma do mundo e de uma nova cultura. É preciso dar testemunho, transformando os ambientes que vivemos, através de vínculos sinceros e profundos com Deus, com os irmãos e com nosso mundo.
Após a palestra, toda a Família se reúne em grupos, para refletir sobre as vozes de Deus por meio das correntes do tempo. Irmãos na Aliança de vários pontos do país estão na mesma tela, partilhando experiências, refletindo e fazendo propostas para os novos caminhos do Movimento, a partir de 2021. Tudo é tão animado que quase nos esquecemos que o encontro é virtual.
Nos grupos observa-se claramente a importância desses momentos de partilha e troca de experiências entre os representantes dos diversos ramos, afinal, sentir-se parte de uma Família tão diversa e grande quanto a do Regional Sudeste, passa por muito diálogo, empatia, coração aberto e a vontade de trabalhar juntos por uma grande missão, mesmo em meio à crises.
Desse modo, vieram os resultados dos trabalhos em grupo, no plenário da tarde, e aparecem os sopros do Espírito Santo: cada grupo olhou a realidade por vários ângulos e todos convergem para a Aliança de Amor e a missão. A gratidão e a alegria de sermos chamado por Deus para assumir, na Igreja e com a Igreja, a missão que impulsiona.
Depois do plenário, houve um momento de avaliação em conjunto do Congresso, no qual pode ser expressa a alegria, entusiasmo e gratidão de todos por participarem de um momento tão bonito e profundo da Família de Schoenstatt, de forma inédita. Através disso, Deus ensina que podemos sempre adaptar as formas e ferramentas quando o objetivo é falar e transmitir sua mensagem de amor e construir seu Reino.
No final da tarde, Pe. Gustavo Hanna Crespo preside a missa de encerramento no Santuário da Vila Mariana, que ainda colhe as graças de seu jubileu de 50 anos celebrado em 8 de julho, sintetizando todas as ideias e vivências experimentadas nesse dia de Congresso de Outubro: “Nossa grande missão é criar vínculos profundos, é nos enraizarmos nos corações dos irmãos e permitir que os irmãos também enraízem seus corações no nosso. Para darmos um passo adiante em nossa missão, devemos também estar profundamente enraizados na história e no coração de Deus”.
Como num Congresso de Outubro a que estamos acostumados, experimentamos o espírito de família através da alegre recepção dos apresentadores, mediadores e palestrantes, do trabalho dedicado da equipe de organização, da descontração e alegria nos comentários dos chats e da sinceridade e profundidade das partilhas; experimentamos um profundo espírito de oração ao peregrinarmos virtual e espiritualmente aos Santuários da Vila Mariana e do Jaraguá; e experimentamos também um forte espírito de missão pelas conclusões impulsionadoras que foram propostas.
Assim, como disse a Ir. Nilza na palestra da manhã, “Se Deus permite uma crise, é porque Ele quer formar um mundo novo”. Profundamente vinculados a Deus e nos apoiando mutuamente na força da Aliança de Amor, percebemos que, como Família de Schoenstatt, somos capazes de superar as crises. Mas Deus nos pede também que continuemos a nos esforçar para criar vínculos que sejam capazes de ajudar ao mundo inteiro a superar suas crises.