Um experiência mista entre o presencial e o virtual no Congresso de Outubro de 2020
Ariel Stival / Ir. M. Rosequiel Favero – Na tarde do último sábado, 24, assessores, dirigentes, representantes do Movimento Apostólico de Schoenstatt do Regional Sul se reuniram para o Congresso de Outubro 2020. Neste ano, em vista das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, o Congresso foi online. Em reunião pelo Meet, transmitido do Santuário Tabor de Santa Maria/RS, a maioria das dioceses se reuniram junto ao Santuário de sua localidade. Assim, era possível uma interação entre os locais, embora o caráter online.
A mistura entre o online e o presencial ajudou a criar um clima familiar no Congresso, que teve na expressão “Família Tabor” a sua palavra chave. Todos os locais tinham tarefas, desde a oração inicial até o envio. Também foi muito bonito ver como os locais se prepararam nos seus próprios centros, arrumando de tal forma que ‘naquele Santuário’ era realizado o Congresso (vide fotos).
As atividades tiveram início às 13h30min com a oração de abertura realizada no Santuário Tabor, em Santa Maria. Seguiu com a apresentações dos locais e a palestra da Ir. M. Fátima Dotto. Esta foi a única palestra do Congresso e esteve sob o lema “Família Tabor unida ao Pai e Fundador”.
Este lema nasceu de um questionário enviado semanas antes a todas as dioceses do Regional, recolhendo as impressões da Família de Schoenstatt de cada local neste tempo tão desafiador como o nosso. Estas respostas foram, mais tarde, partilhadas num encontro online com assessores e presidentes dos Conselhos Diocesanos, que chegaram à conclusão de que as exigências deste tempo de pandemia nos fizeram ‘ficar em casa’, despertando ainda mais a sede e vivência de lar, também no sentido espiritual. Ao mesmo tempo, despertou o espírito apostólico, no sentido de que todos pudessem cultivar e fortalecer ainda mais o vínculo com o Santuário, expresso nas multiformes iniciativas de transmissões e atividades online a partir dos Santuários filiais e Santuários Lares.
Uma “pausa no online” serviu para cada local fazer o seu lanche e um trabalho de grupo. Os resultados foram partilhados com o grande grupo, com a participação direta de cada centro de Schoenstatt. As atividades da tarde terminaram às 17h30min com a celebração de envio direto do futuro Santuário Tabor Misericordiae (Biguaçu/SC), que contou ainda com um filme, às 20h30min, via Facebook, que os congressistas puderam assistir de suas casas. Este filme, “A luz do Tabor”, foi organizado pela Família de Frederico Westphalen/RS e encerrou com renovado ardor o sábado de Congresso.
Nos diversos centros reuniram-se um bom grupo de congressistas. Em Santa Maria foram mais de 50 e em Frederico Westphalen em torno de 40 pessoas membros das equipes diretivas de todos os ramos da cidade estiveram presentes.
Andréia Janice Piovesan, representando o casal presidente do Conselho de Frederico Westphalen, falou sobre as suas percepções em relação ao Congresso:
“Estar em Família é sempre uma alegria. Esse é o sentimento de participar do Congresso de Outubro. Esse ano nos faltou a viagem a Santa Maria, ao Centro Mariano, as trocas de ideias durante os intervalos, mas não faltou o espírito de Família. Cada um estava em sua diocese, em seu Santuário, mas nos sentimos unidos e em casa. A introdução com os vídeos de cada Santuário nos ajudou nessa aproximação, mesmo de longe.
A reflexão continuou nos impulsionando para a temática da ‘casa’, agora com a retomada do Ideal Tabor que, com as palavras da Ir. M. Fátima, ganharam concretude e nos encheram de ânimo para nossos próximos passos. A discussão à nível de Diocese, as partilhas. A vivência com o vídeo sobre nosso Fundador foi a mola propulsora para nos unir e incendiar nossos corações com o Ideal Tabor.
O ano 2020 está sendo atípico, o Congresso foi diferente, mas nosso amor à Schoenstatt é o mesmo ou quem sabe, maior. Um Congresso em novo formato, mas recheado de conteúdo, de profundidade e de saudade de reunirmos novamente nossa grande Família.
Ouvimos uma expressão, que reflete o que foi o Congresso de Outubro, ‘em dado momento a pandemia nos obrigou a fechar as portas do Santuário e então abrimos as janelas’. Schoenstatt em saída e sem fronteiras, esse foi o Congresso de Outubro 2020”.