Um Tabor de graças, transformação e cuidado materno da Mãe de Deus para com as vocações
Sheila e Victor Hugo Niczay –No dia 18 de novembro de 1990, na cidade de Guarapuava/PR, em uma tarde ensolarada, irradiada de fé e alegria a Mãe de Deus, se estabeleceu no 9º Santuário de Schoenstatt do Brasil, com uma missão única de ser Tabor para as Vocações.
Iniciativa que surgiu através do anseio de um grupo de casais. Famílias que entregaram muitas ofertas ao Capital de Graças e trabalharam para que fosse construído espiritualmente e fisicamente este lugar de graças, transformação e cuidado materno para com as vocações consagradas, sacerdotais, famílias e leigos.
Bodas de pérola
Em comemoração ao Jubileu de Pérola, toda Família de Schoenstatt de Guarapuava se preparou espiritualmente para a comemoração dos 30 anos. Com início no dia 5 de novembro, organizado pela Liga das Famílias, realizou-se a missa de abertura do tríduo com lema “Com tua benção Pai, tudo por amor com alegria”.
No dia seguinte, houve uma adoração organizada pelas Juventudes Feminina e Masculina, marcada por testemunhos de alguns casais que tiveram o anseio de, há mais de 30 anos, construir um Santuário em Guarapuava.
Outro momento especial, preparado pela Campanha da Mãe Peregrina, foi uma carreata que partiu às 16 horas do dia 7, da paróquia Divino Espírito Santo, encerrada com a Santa Missa no Santuário.
Dia de comemorar os 30 anos
Como aconteceu na fundação do Santuário, o dia 8 de novembro nasceu radiante em Guarapuava. Seguindo os protocolos de segurança, por conta da pandemia, a missa festiva iniciou-se às 10 horas, presidida pelo Bispo Dom Amilton Manoel da Silva com participação de todas as pessoas e ramos vinculados ao Santuário.
Em sua homilia, Dom Amilton ressaltou o quão importante é existir um Santuário voltado para as vocações, além de deixar a mensagem de que todos devem ser vigilantes aos sinais de Deus em suas vidas.
Dando continuidade às comemorações, tudo o que havia sido planejado para um dia com muitas atrações, precisou ser adaptado em um formato diferente e inovador, para que estivesse de acordo as normas de segurança.
A grande atração deste ano foi a tradicional costela no buraco, um método único feito na cidade, onde se assa a costela dentro de um buraco fechado por mais de 6 horas. Porém, a venda de toda a alimentação foi realizada com antecedência através de cartões de kits de almoço, sendo costela e frango, além de variadas sobremesas. Assim, após a missa, foi realizada apenas a entrega dos pedidos para que pudessem levar para suas casas.
Um dia especial que ficará marcado pela união de todas as pessoas que participaram das mais diversas formas, desde as atividades espirituais bem como as práticas, sendo voluntárias na preparação dos alimentos, venda, ou participando e adquirindo as promoções. Assim, este será mais um momento que ficará registrado na história, a comemoração dos 30 anos de graças do Santuário Tabor das Vocações.