Sete novos diáconos no Instituto dos Padres de Schoenstatt
Gustavo Ceccon Guimarães / Lucas Botassio – Com o lema “Eu quero ser teu amigo, Jesus Cristo” sete seminaristas dos Padres de Schoenstatt foram ordenados diáconos em Santiago do Chile. A celebração aconteceu no dia 14 de novembro, no Santuário de Schoenstatt de Colina. Entre os ordenados estão os brasileiros Rafael Flausino e Filipe Araujo.
Foi um dia repleto de alegria e de emoções. Ainda que a atual situação sanitária em que vivemos restringia a participação de convidados, membros da Família de Schoenstatt, amigos e familiares dos novos diáconos puderam de forma presencial, ou acompanhando de forma online, ser testemunhas da ação de Deus na vida destes jovens e da alegria de se consagrarem para sempre a Deus, no serviço da Igreja.
A missa foi presidida por Dom Alberto Ortega, Núncio Apostólico no Chile, que em sua homilia destacou a importância da celebração especialmente pelo contexto atual: “A celebração de hoje é uma boa notícia, um sinal de esperança que nos enche de alegria”. Também indicou a necessidade de unir a amizade com Jesus ao serviço aos demais, atitude central do diaconato: “O amor de Deus vai sempre unido ao amor aos irmãos. E hoje estas duas dimensões do amor adquirem uma nova força: o serviço. Desde esta amizade com Deus vocês querem amar e servir aos seus irmãos”.
Ao longo de quase 10 anos de formação, os Diáconos foram descobrindo, através de vínculos concretos em suas vidas, a presença privilegiada de Cristo como amigo. Por isso, as palavras de Dom Alberto expressaram uma realidade profunda na vida desses jovens, a vivência e um anseio de, na amizade, viver no coração um do outro, para assim viver no coração de Deus.
“Eu quero ser teu amigo, Jesus Cristo,
eu quero ser teu amigo.
Encontrar o teu jugo suave e a tua carga ligeira
e levar por todas as partes, no meu corpo e na minha alma,
a tu vida em primavera”
(Esteban Gumucio, oração que os Diáconos rezaram em sua preparação a ordenação)
Depois da celebração eucarística, na qual receberam a graça da ordenação diaconal, os sete neo-diáconos se dirigiram ao Santuário de Schoenstatt de Valle Hermoso para consagrar à Rainha de suas vocações o início de seus ministérios. Ali, diante da Mãe de Deus, agradeceram o carinho que receberam ao longo de tantos anos de formação, de tantas pessoas que, com sua oração e aporte material, fizeram possível suas vocações.
Depois de tantos anos vivendo no exterior, os Diáconos Rafael Flausino e Filipe Araujo retornarão ao Brasil para seguirem seu tempo de diaconato em nosso país, para futuramente estar à disposição e serviço da Família de Schoenstatt Tabor.
Agradecemos a todos pela companhia e pelas orações aos nossos irmãos e seguimos encomendando à oração de todos pela fecundidade e alegria da vocação dos novos Diáconos da nossa Igreja!
Se ordenaram Diáconos Pedro Brás (Portugal), Juan Molina (Argentina), Sebastián Espinoza (Chile), Joaquín Lobos (Chile) e Sergio Abarca (Chile), Filipe Araujo (Araraquara/SP – Brasil) e Rafael Flausino (Poços de Caldas/MG – Brasil).
Veja a celebração completa no vídeo: