Um dia de vigília entre a Coluna Feminina do Sudeste e do Paraná
Maria Rita Fanelli Vianna / Karen Bueno – Toda a Coluna Feminina de Schoenstatt dos Regionais Sudeste e Paraná reuniu-se para “24 horas de oração”, neste dia 16 de novembro, quando o Pe. José Kentenich completaria 135 anos de vida. Irmãs de Maria, Liga das Mães, União das Mães, União Feminina, Liga Apostólica Feminina, Juventude Feminina, Apóstolas Luzentes, Senhoras de Schoenstatt: todas as comunidades estiveram vinculadas espiritualmente para rezar de maneira especial em duas intenções: pela causa de beatificação do Pe. José Kentenich e para que toda a Família de Schoenstatt do Brasil Tabor se una num só coração e numa só alma.
Como disse o Pe. José Kentenich: “As mães são o coração sacrifical da Obra de Schoenstatt”. Para concretizar essa frase, a Liga das Mães assumiu todos os horários de oração, acompanhadas pelas demais mulheres ao longo do dia, garantindo que a vigília fosse ininterrupta.
À meia-noite do dia 16, a abertura das “24 horas de oração” ocorre no Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, Vila Mariana, em São Paulo/SP, dirigida por Ir. M. Mariane Galina, assessora regional da Liga das Mães. Mesmo considerando o horário, mais de 200 mulheres fazem-se presentes pelo canal do Youtube, contemplando, com os olhos da alma, a Jesus, de quem cada mãe schoenstattiana quer ser custódia, ser sua genitora, portadora e servidora. O número de mulheres rezando juntas é uma resposta para a frase do Pai e Fundador: “Quando alguém reza, o mundo se transforma; quando alguém para de rezar, o mundo também para”.
Em vários estados do Brasil
Ao longo do dia, os momentos de transmissão ao vivo percorreram os 14 Santuários Filiais que compõem os regionais. De outros tantos lugares, centenas de mulheres, em seus Santuários Lares, revezam-se a cada hora, rezando unidas nas intenções propostas.
Cientes do Nada sem vós, nada sem nós, cada mulher schoenstattiana sente também forte em seu coração: Chegou a hora de cada uma provar o seu amor por Schoenstatt! Chegou a hora de, unidas como Coluna Feminina, reassumir a missão, o Ideal do novo homem, na nova comunidade. Chegou a hora de, com mais vontade, mais entrega, em tudo colaborar na causa de beatificação do Pe. José Kentenich.
Marta Maria Ferreira da Silva Oliveira acompanhou a adoração pelo canal do Santuário de Caieiras/SP e comenta: “Vamos sempre nos lembrar que ele (o Pe. Kentenich) nos disse: Vocês são minha carta de recomendação”. Jorginea Mello, pelo canal do Santuário do Rio de Janeiro, acentua que com esse momento de oração querem “agradecer a Deus pelas maravilhas contidas em Schoenstatt que nos deixou o Pe. José Kentenich e pedimos que ele seja elevado às honras dos altares”.
Às 23 horas do dia 16, todas se unem espiritualmente na Capela Custódia Viva, em Atibaia – 300 mulheres unidas nas mesmas intenções, em um só coração. A adoração alterna meditação, orações do livro Custódia Viva em oração e do Rumo ao Céu, cantos que elevam cada alma, transportam todas a Jesus, exposto na custódia.
Era aniversário do Pe. José Kentenich, mas foi ele que deu o presente: sentir a união da Coluna Feminina de Schoenstatt, adorar a Jesus durante 24 horas, na certeza de que, assim como Um servo de Maria jamais perecerá, também em breve o Pai e Fundador será reconhecido como santo, unindo mais profundamente a Família de Schoenstatt, do Brasil e do mundo inteiro.
Escala de adoração ao longo do dia:
00h – Abertura – Santuário Vila Mariana
1h – Senhoras de Schoenstatt
2h – Santuário de Jacarezinho
7h – Santuário de Poços de Caldas/MG
8h – Santuário de Confins/MG
9h – Santuário de Brasília/DF
10h – Santuário do Rio de Janeiro/RJ
11h – Santuário de Curitiba/PR
12h – Santuário da Vila Mariana
13h – Santuário de Cornélio Procópio/PR
14h – Santuário de Guarapuava/PR
15h – Santuário do Jaraguá
16h – Santuário de Araraquara/SP
17h – Santuário de Londrina
18h – Santuário de Caieiras/SP
20h – Santuário de Atibaia/SP
21h – União Feminina de Schoenstatt
23h – Santuário de Atibaia – Encerramento da Vigília