O que nos diz a solenidade de Cristo do Universo?
Álvaro e Mayara Coutinho – A solenidade de Cristo Rei do Universo marca o último dia do ano litúrgico, o que não coincide com o ano civil, que termina no dia 31 de dezembro. Neste domingo, dia 22, concluímos como Igreja uma longa caminhada litúrgica celebrando o Reinado de Deus que Jesus trouxe ao mundo.
O poder do reino de Deus
O Reino de Jesus é um Reino de amor, de justiça, de paz e de fraternidade. Um Reino onde os direitos são iguais e respeitado. O poder de Deus é um poder que age entre nós para promover a vida. É por isso que Jesus compara o seu Reino a um pouco de fermento colocado na massa de pão para levedá-la, para fazer crescer a massa (Mt 13,13). A gente não vê o fermento agindo, mas vemos a massa crescendo e entendemos que o fermento está fazendo efeito. Esse é o poder do Reino de Deus. O fermento que faz levedar a massa é o amor em nossas famílias, a dedicação a favor da vida, o trabalho silencioso de milhões de pais e mães que cuidam de seus filhos ou de seus idosos… Essa é a força de Deus, esse é o poder de Deus. Silenciosamente defende e promove a vida pelo amor, pela dedicação fraternal a todos nós seus filhos que estamos sob seu Reinado. É o Reino da partilha e da íntima comunhão.
Venha a nós o vosso reino!
Essa é a súplica que fazemos na oração que o Senhor nos ensinou. Somos parte do Reino de Cristo e a vivência desse reino começa aqui na terra, na nossa família, na comunidade e estende-se por toda a parte. Nesse Reino, autoridade é serviço. Quem é o maior e primeiro, se faz o menor e o último.
Esse é o Reino que nós pedimos. Quando pedimos isso estamos querendo fazer uma “revolução” em nosso mundo, em nossas relações. No Reino de Deus não cabe injustiça, violência, fome, miséria, disputas, consumo exagerado, destruição da natureza.
Rainha da Aliança
“Não há Maria sem Jesus e não há Jesus sem Maria”. Maria é Rainha, porque é a Mãe de Jesus Cristo, o Rei. Ela é Rainha porque supera todas as criaturas em santidade quanto mais aprofundamos nosso amor à Ela, mais estamos unidos a Cristo.
De modo especial hoje a Mãe de Deus nos entrega seu Filho para que o contemplemos e nos tornemos mais e mais semelhantes e Ele para que, em nossa doação a Cristo Rei. “Cristo, Senhor dos Novos tempos!” estas são as palavras que a Mãe de Deus deseja bradar a nós.
Nesta solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, peçamos insistentemente que seu Reino venha a nós. Mas, não nos iludamos: ele não cairá dos céus. Jesus já o estabeleceu entre nós e nos deixou como seus herdeiros para fazer o Reino acontecer.
Vivemos em Cristo,
vivemos Cristo!
façamo-lo realmente.
este é o sentido mais profundo da minha
vida, viver Cristo neste tempo!
Cristo, se tu não existisses,
eu não teria gosto em existir.
tu existes, tu vives.
toma-me a mim,
dispõe totalmente de mim.
que o teu agir e o teu caminhar,
através de mim e de todos,
torne-se hoje uma realidade.
Cristo, Cristo, Cristo!
tu és minha vida,
meu amor, minha paixão!
Mártir Carlos Leisner, 1915-1945
Sacerdote Diocesano de Schoenstatt.
Referências, textos Pe. José Kentenich Cristo em minha vida.
Deus é maravilhoso, gdo chama ,Ele confirma, aqueles que o chamou.
A fidelidade de dos servos de Deus,faz o reino prosperar na terra..
Que o Espírito Santo faça sempre mais pessoas santas.