A tecnologia torna-se uma grande aliada neste período de isolamento
Fernando Castilho Valderrama / Karen Bueno – As famílias dos novos diáconos recém ordenados no dia 14 de novembro, pelo Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, depararam-se com uma situação única e desafiadora: tiveram de acompanhar a cerimônia de ordenação à distância, devido à pandemia.
Enquanto os jovens Pedro Brás (Portugal), Juan Molina (Argentina), Sebastián Espinoza (Chile), Joaquín Lobos (Chile), Sergio Abarca (Chile), Filipe Araujo (Brasil) e Rafael Flausino (Brasil) eram ordenados no Chile, seus pais, irmãos, tios, primos, familiares e amigos assistiam tudo por uma tela, acompanhando virtual e espiritualmente de seus países.
Como foi no Brasil?
Em Poços de Caldas/MG, a família do Rafael participou emocionada da cerimônia:
“Bom, no dia 14 de novembro foi a Ordenação Diaconal do nosso Filho Rafael Flausino, foi um sentimento muito misto, muita alegria, ansiedade, felicidade e emoção ao ver essa celebração, mas também sentimos muito por não estarmos lá presencialmente, foi uma entrega muito grande ao Capital de Graças, mas sabemos que ele está em boas mãos. Foi uma celebração linda e perfeita, a paisagem colaborou para isso e também o pôr do sol sempre os iluminando, o que se mostrava que através dos raios de luz, Deus estava o tempo todo os acompanhando e abençoando. Queremos desejar ao nosso filho e irmão, um grande abraço e que seja o início de um grande caminho que ele irá percorrer”, dizem Aparecido, Margarete e Juliana Flausino.
O filho da terra, fruto da Alegria Vitoriosa
Em Araraquara/SP, Silvia e Carlos Araujo, pais do Filipe, preparavam-se para acompanhar tudo sozinhos, mas tiveram uma surpresa: “Jamais poderia imaginar que não estaria presente na ordenação diaconal do Filipe. Estávamos aguardando com ansiedade, mas os planos de Deus eram outros, sendo assim, entendemos e aceitamos a renúncia. Mas, com o passar dos dias, a tristeza tomou conta de mim, pois eu e meu marido assistiríamos tudo sozinhos, já que nossos filhos moram em São Paulo. Quando a Família de Schoenstatt se manifestou com a ideia de assistirmos todos juntos, meu coração foi acalmando e senti que seria bom e realmente foi uma experiência única, compartilhamos nossa emoção com todos, sentimos quanto o Filipe é admirado e pude sentir tudo como se estivesse lá bem perto dele e realmente estava nas minhas orações e sei que ele sentiu nossa presença também”, conta a Silvia.
O salão do Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa ficou cheio de amigos e familiares que se reuniram para assistir a cerimônia junto com o casal. “Foi uma sensação surreal, nunca imaginávamos que seria tão emocionante vivenciar esse momento. Às vezes sentíamos que estávamos presentes na celebração. Estamos honrados por fazer parte desta caminhada junto com o Filipe e seus familiares”, dizem Glauciani e James Melatto, da Liga de Famílias.
“Foi uma alegria muito grande poder ‘participar’, mesmo que distante, da ordenação diaconal. Assisti a transmissão no Santuário, junto com outras pessoas da Família de Schoenstatt, e nos emocionamos e vibramos em vários momentos da celebração. Assistir em Família foi especial, como se estivéssemos presentes na ordenação, participando e rezando juntos. O Filipe é um amigo muito querido e foi uma honra poder fazer parte desse dia”, dizem Luciane e Danilo Almeida, da Liga de Famílias de Schoenstatt.
“Desde criança conheço a Silvia, mãe do Filipe. Juntas participamos ativamente de atividades na Igreja, entre elas a Juventude Feminina de Araraquara e a Liga das Famílias de Schoenstatt. Enquanto em Schoenstatt, vi o Filipe nascer e crescer, sempre à sombra do Santuário da Mãe e Rainha. Foi com profunda felicidade que vi seus pais ajudarem na idealização, conquista e construção do Santuário em nossa cidade. Hoje, nos alegramos com os frutos e as graças que de lá recebemos, sendo um dos mais bonitos e agraciados a vocação e ordenação diaconal do Filipe. Com imensa alegria no coração acompanhamos sua ordenação no dia 14 de novembro, que, apesar de não poder ser presenciada ao vivo, foi igualmente emocionante. Meus olhos ficaram divididos entre olhar para seus pais e admirá-lo durante a transmissão diretamente do Santuário Mariano do Chile”, comenta Elisabete Gianini Dian, amiga da família.
De volta ao lar
Depois de tantos anos vivendo no exterior, os Diáconos Rafael Flausino e Filipe Araujo retornarão ao Brasil para seguirem seu tempo de diaconato em nosso país e, futuramente, estarem à disposição e serviço da Família de Schoenstatt do Tabor.