Este ano a peregrinação foi realizada pela Juventude Feminina
Simone Tabolka – Após mais de oito meses em quarentena, pela pandemia do Covid-19, a Juventude Feminina de Schoenstatt de Santa Maria/RS se uniu no último sábado, 21 de novembro de 2020, para uma caminhada de 13 quilômetros, desde o Santuário Tabor (Santa Maria/RS) até o Santuário Tabor Puer et Pater (Itaara/RS).
A Caminhada é costume há 9 anos e relembra a peregrinação realizada pelas Irmãs de Maria, de Metternich à Schoenstatt, na Alemanha, pedindo a cura de Ir. M. Emilie. Em 2011, a peregrinação começou a ser feita em Santa Maria, com a iniciativa das Irmãs de Maria, para que a devoção à Venerável Serva de Deus Emílie Engel fosse propagada.
Nesta Caminhada, a Jufem de Santa Maria abriu seu jubileu de 75 anos de história. Com profunda gratidão pelos prodígios realizados no canteiro Lirial da Juventude Feminina e em ardente súplica pela florescência de novos lírios, pela intercessão de Ir. M. Emilie.
Mesmo no caminho íngreme, todas puderam contemplar as maravilhas da criação de Deus, na natureza exuberante que acompanha a maior parte da Caminhada e no compartilhar a alegria de estar unidas por um mesmo ideal: ser Lírio do Pai, Tabor para o mundo! Também foi possível ver o quanto o testemunho de uma juventude que ama a Mãe de Deus e quer a seu modelo viver a pureza, fala alto, mesmo sem usar palavras, numa sociedade na qual muitas vezes os valores da fé são deturpados.
O lema da IX Caminhada da Ir. M. Emilie foi “Com Ir. M. Emílie ‘vê’: Deus te chama para trilhar um caminho de santidade”. Ele fez refletir e foi aprofundado na Santa Missa à sombra do Santuário Puer et Pater, na qual o presidente da celebração, Pe. Clécio Almeida, perguntou à Juventude se aquilo que cantam no Hino da Jufem Brasil, com tanto ardor – “… Maria queremos ser” – é sério em sua vida e o caminho que de fato querem seguir, à luz do que ensina o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, por meio de suas palavras e de seu testemunho.
Sem dúvidas, a Caminhada à luz da vida de virtudes heroicas de Ir. M. Emilie Engel, na sua doação total a Schoenstatt, fez brilhar novamente e com mais ardor o amor pela missão, a coragem de testemunhar Schoenstatt, fiéis ao Pai e Fundador assim como foi Ir. M. Emilie e pelo seu ser, conduzir muitas almas a Deus Pai e novos lírios para a Jufem, como presente jubilar!
Fonte: santuariotabor.org.br