Maria Dolores Melo – Em breve é Natal e termina mais um ano! A Liga das Mães e a Liga Apostólica Feminina, do Rio de Janeiro, já estão se preparando. No dia 28 de novembro, às 9:30 horas, pelo canal YouTube, elas realizaram a Celebração de início do Advento, dirigida pela Ir. M. Dioneia Lawand.
Unidas espiritual e virtualmente ao Santuário Tabor da Redenção da Família, se reuniram mães e liguistas, bem como todas as convidadas de vários locais: Rio de Janeiro, Petrópolis, Niterói, Itaocara, e de outras cidades e estados (a live era de transmissão aberta), incluindo algumas mães no exterior, como México, Europa e Indonésia. “De Santuário a Santuário”, a Coluna Feminina da Obra de Schoenstatt ficou bem representado.
Após a oração do Rumo ao Céu: “Teu Santuário é nosso Belém que, pelo despertar do Sol, agrada a Deus”, Ir. M. Dioneia nos convida a nos prepararmos para viver mais intensamente o tempo que está começando: o Advento. Ela diz que “precisamente há 83 anos atrás – em 28 de novembro de 1937 – o Pe. José Kentenich promoveu para a Família de Schoenstatt, na Alemanha, uma preparação para o Advento, cujo conteúdo de sua conferência, encontra-se no livro ‘O Objetivo de vida do Autêntico Cristão’, na qual ele nos deixa vários impulsos para a vivência deste tempo litúrgico:
“Advento é tempo de esperança, de alegria. A Igreja quer lembrar-nos de que a verdadeira santidade consiste em ter a coragem de recomeçar a cada dia de novo, com gratidão, alegria e esperança. Esse é o tempo para nos empenhar por uma conquista da vida interior. O mais belo que Deus nos deu é a singela fé na Providência Divina: O espírito filial”
Para nos levar a uma pequena reflexão, Ir. Dioneia diz: “Durante a viagem dos quatro domingos do Advento, a luz de Cristo pode iluminar os nossos caminhos e dissipar a escuridão dos nossos corações. Como vou preparar o meu Natal?”
Encerrando a reflexão, rezamos juntas: “Com Maria, queremos suplicar: realiza em cada coração um novo RENASCER DE CRISTO. Que possamos cada dia mais viver a verdadeira Filialidade. Que possamos sempre dizer: “Contigo a vida é mais Maria!” “Torna-nos semelhantes à tua imagem, como tu, passemos pela vida fortes e dignos, simples e bondosos, espalhando amor, paz e alegria. Em nós percorre o nosso tempo, prepara-o para Cristo.”(RC 609)
Após a oração, assistimos ao vídeo “Dez minutos frente ao presépio”, na Igreja da Adoração, e pudemos experimentar o Natal em Schoenstatt. Com os nossos corações emocionados e repletos de alegria, rezamos a oração final: “Querido Jesus, aceita nossa gratidão! Com espírito filial, nós te agradecemos e queremos corresponder a tão grande amor que de Teu Coração transborda por cada uma de nós!”
Alguns depoimentos das participantes:
Anna Regina Gibaile, missionária CMPS de Niterói – “Estou em prantos, emocionada porém repleta de alegria, gratidão! Um privilégio ter assistido esta divina celebração. Muito mais preparada para montar o Presépio em meu lar. Por favor, transmita a está Irmã que tão bem conduziu este evento, o nosso carinho e admiração. Sou feliz por pertencer a está Família de Schoenstatt. Deus seja louvado.”
Alzira Alvim, Liga das Mães RJ- “Foi uma linda e profunda meditação para o tempo de Advento! Muito inspiradora despertando em nós, nesses tempos tão difíceis, que nossa fé na Divina providência deverá ser cada vez mais concreta! Pensarmos como filhos, filhos muito amados por esse Pai tão misericordioso! E contamos com a ajuda da nossa querida Mãe Três Vezes Admirável, sempre nos educando e nos guiando! Preparemos o caminho! Jesus, venha renascer em todos os corações! Amém!”
Vania Pena Manhães Mangueira – Liga das Mães de Itaocara RJ – “Salve Maria! Nosso encontro pela manhã fez -me refletir e foi entrando devagar, comandando meus pensamentos, as minhas atitudes, a minha postura de oração, revendo minhas falhas e me renovando para o Advento. Uma entrega a Jesus sob o olhar de Maria que cuida nos mínimos detalhes de nós e suas palavras, Irmã Dionéia, entraram no meu coração. Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, mas crer e saber que está no comando e tem um plano para nossa vida, faz a caminhada valer à pena, Deus reconstrói, quando o sonho se acaba e nossa força renova. Assim foram suas palavras, uma renovação e a mensagem que o Senhor providenciará aquilo que nós precisamos para vencer os desafios que enfrentaremos em meio à pandemia, pois Ele reconhece nossos limites. O encontro foi algo maravilhoso para nós. Agradeço a todos os envolvidos.”
Joana Darque da Silva Neves. Liga das Mães -Pedro do Rio – “Para mim, o momento que mais me envolveu e que mais me emocionou, além de outros, foi a Consagração de toda minha família diante do Santuário. Pois aqui durante esses 15 dias quase todos daqui de casa e meus filhos/ netos/ genros e nora tivemos covid. Graças a Deus estamos bem com a proteção Divina e com a intercessão da nossa querida Mãe Peregrina!!!! Estar em frente ao meu Santuário-Lar e tb poder me transportar para o Santuário Original, deixando que as Graças possam entrar na minha casa, na minha vida e na minha família, foi muito bom. Sou feliz por pertencer a essa família Schoenstattiana maravilhosa!”
Jorgina Antunes – União das Mães, Petrópolis. “Momento riquíssimo que nos levou a refletir neste tempo de espera o que presentear ao Deus Menino neste Natal? Um coração cheio de amor Àquele que veio para nos salvar: em sua Palavra, na Eucaristia e nos Irmãos que são sua imagem viva. Neste tempo de oração e esperança lembrarmos do Sim da Mãe que nos trouxe o Salvador. Entregar tudo a Ele com palhinhas de amor. Oh! Vinde e adoremos o Salvador.”
Assista: