Hoje, recordamos a primeira coroação feita no Santuário original a MTA.
Suellen Figueiredo – Há 81 anos, nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, coroou a Mãe de Deus, no Santuário Original, com uma coroa dourada. A imagem já tinha recebido, anteriormente, o Pe. Muehlbeyer, uma coroa de madeira pintada.
Desde esse 10 de dezembro de 1939, inicia-se um caminho de coroações que se estendeu por todos os Santuários filiais e posteriormente aos Santuários Lares de todas as casas. E não para por ai, onde há um filho de Schoenstatt há uma imagem coroada, o nosso Pai e Fundador sempre estimulou que o fizéssemos: “Nas dificuldades coroem a Mãe de Deus”.
Este ano, em especial pudemos vivenciar uma corrente de vida de coroação – #CoronaMater – que uniu todo o mundo por um único pedido: o fim da pandemia da Covid-19. A corrente gerada pelo Corona Mater que impulsionou a todos foi um reflexo do que nós aprendemos ao longo da história de Schoenstatt sobre coroas. A coroação que aconteceu no dia 15 de abril, uniu a todos nós para proclamar a Mãe no Santuário Original, e em todos os Santuários Lares do mundo, como Rainha da Saúde Física e Espiritual, lembrou a todos nós mais uma vez a força da Aliança de Amor, por meio dos vínculos que construímos como Família de Schoenstatt.
Mas, e agora? Coroamos a Mãe e pandemia não acabou? Porque tudo não ficou bem?
O nosso Pai e Fundador nos responde a isto com uma frase: “a medida da confiança é a medida da realização”. E o que ele quer dizer com isso? O que acontece depois de uma coroação? Nem sempre após realizarmos uma coroação, mesmo nos momentos mais difíceis e com grande entrega, após o ato de coroar as coisas melhoram de uma vez. Diante de um momento de coroação, devemos sempre nos perguntar: que atitude eu preciso ter agora, para que a Mãe reine com o título que eu lhe concedi?
Ela nos pede como sempre o “Nada sem vós, nada sem nós”, o ato de coroar dever ser o início de um novo caminhar com a Mãe de Deus, onde lhe entregamos a coroa para que reine em determinada situação ou acontecimento. Devemos então nos empenhar-nos ainda mais, para que ela, como Rainha, nos eduque para aceitar e seguir a vontade do Pai.
A Mãe nos pede e espera de nós muitas coroas. Ela quer sempre estar conosco e nos guiar como Rainha! Quer reinar em nossas dificuldades e anseios, nossos planos e projetos de vida, em nossa vocação pessoal. Coroar a MTA deve ser para nós sempre um meio de nos auto educar para seguir a vontade do Pai.
Hoje, ainda não temos o fim da pandemia da covid-19, mas o que podemos ainda fazer, sob a luz daquela coroação? Devemos cuidar uns dos outros, ajudar aqueles que mais necessitam de ajuda, rezar por aqueles que estão doentes, e também por nossos falecidos. Pedir que a Mãe dê forças a todos os que trabalham, para que esta pandemia acabe, e sobretudo confiar que temos uma Rainha diante de nós a nos guiar e proteger.
Rainha da Saúde Física e Espiritual rogai por nós!