Ir. M. Nilza P. da Silva – “Nós dizemos a ela: tu deves conduzir nossa Família em sua totalidade e cada membro e filho da Família. Nós te damos este direito, tu deves ser Rainha!” Assim rezou Pe. José Kentenich, em um momento de grandes dificuldades para a Obra de Schoenstatt e para todo o mundo, na coroação da Mãe de Deus, no Santuário Original, em 10 de dezembro de 1939. A história da Obra Internacional de Schoenstatt e sua história de vida pessoal provam o quanto a Mãe de Deus levou a sério a coroação.
“Aqui estamos cheios de gratidão, para entregar-te a responsabilidade e os direitos, elegendo-te como a Rainha da Comunicação de Schoenstatt“, rezaram cerca de 60 comunicadores, de 8 países, que atuam nas mídias oficiais do Movimento de Schoenstatt, no último dia 10 de dezembro. Quase todos são voluntários entusiasmados, que sabem-se chamados e escolhidos por Deus, para levar o carisma de Schoenstatt, a missão do Pe. Kentenich para a Igreja e o mundo inteiro. “Gostaríamos de agradecer por todo o apoio e gentileza que nós como Schoenstatt Internacional experimentamos até agora. Pelo empenho de cada um de nós, especialmente nas traduções para as várias línguas, na revisão crítica. E pelas respostas rápidas, honestas e espontâneas quando necessário. Mãe Santíssima, queremos agradecer-lhe porque tantos pequenos milagres foram possíveis,” reza Hemma Strutz, da Áustria.
A proposta da coroação, no Santuário Original, partiu dos comunicadores do Brasil e, por meio de Ir. Cacilda Becker, da Coordenação Internacional, rapidamente inflamou corações na Alemanha, EUA, França, Áustria, Equador, Venezuela e Chile. A diversidade de idiomas não é problema, quando os corações falam a mesma linguagem: Queremos atuar unidos a todos os responsáveis pelas decisões nessa hora histórica e contribuir para que as gerações futuras narrem feitos vitoriosos de nossa Rainha.
No Brasil, foi um dia inteiro de coroação
Os comunicadores que, devido ao trabalho, não podiam reunir-se com os demais, receberam a oração de coroação na véspera e, desde bem cedo, se conectaram ao Santuário Original, pela webcam, para coroar. Um grupo internacional reuniu-se às 20h30, da Alemanha e o último grupo, às 20h30 do Brasil. Cremos que o Santuário Original nunca recebeu tantos comunicadores de Schoenstatt juntos! Sobre o altar, a Mãe de Deus contemplava o nome de cada um, em folhas impressas, nas quais cada um escreveu também suas intenções pessoais de coroação.
Uma coroação que vincula
Durante a coroação, no Santuário Original, os comunicadores de Araraquara/SP, reunidos em seu Santuário local, coroam também uma pequena imagem da MTA, que vai percorrer a residência dos membros da Equipe de Comunicação, reafirmando sempre a confiança na Rainha. Em Poços de Caldas/MG, a coroação acontece também dentro do Santuário, com a participação de tantos, por meio das redes sociais. Monique Vaz, de Mairiporã/SP, vincula uma pequena coroa com a Logo dos comunicadores do Brasil, deixando bem clara para a Rainha a sua missão.
Uma coroação que inflama e envia
O entusiasmo pela missão une-se a responsabilidade pelas consequências do que comunicam. Por isso, entre os pedidos confiantes, à Rainha da Comunicação, todos rezam com o Pe. José Kentenich: “Sejam vencidos todos os obstáculos que se opõem à eficácia de tua Obra e impedem ver com fé o plano do Pai. Ajuda-a a expandir-se pelo mundo inteiro e a caminhar vitoriosa pelas nações, para que em breve haja um só rebanho e um só Pastor que conduza os povos todos a Deus Trino.” (Rumo ao Céu, 527-528)
Todos renovam a Aliança de Amor com a Rainha e partem em missão, mantendo-se conectados pelo coração da Rainha, como instrumentos empenhados para incendiar o mundo. Como irmãos na Aliança já vivenciam que na unidade está a força e é na partilha que se enriquece.
“No coração da Mãe de Deus estamos unidos,” escreve Ana Christina Melquiades, do Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, ao findar o dia de coroação. “Tudo por nossa Rainha e pela missão de comunicar,” completa Caroline Moraes de Freitas, de Poços de Caldas/MG.