Todo Advento é um desafio em nossa vida
Juliana Gelatti Lovato – Nestes últimos dias que antecedem o Natal, o Pe. Carlos Shimura compartilha algumas orientações para vivermos bem o tempo do Advento, para que todos possamos colocar na balança como está nossa preparação para a chegada do Menino Jesus. Acompanhemos a sua reflexão sobre esse período litúrgico e sobre o que não podemos deixar para depois neste tempo de expectativa:
Prefere ouvir esta reflexão? Clique abaixo:
“Todo Advento é um desafio em nossa vida. Precisamos aprender como vivenciar, viver bem este tempo litúrgico, tempo único de conversão e de graças. Lembrando que existe sempre uma ação de Deus, que é bem especial, que nos convida à conversão e a um retorno à vida sob a presença de Jesus. O fato de estarmos esperando a vida de Jesus nos enche de alegria e de esperança, porque sabemos que não seremos decepcionados. Jesus virá e não tardará. Por isso devemos prepararmo-nos para recebê-lo em nossos corações. Primeiro, devemos aprender a renovar a nossa entrega de vida a Cristo, submetendo inteiramente nosso ser ao único Deus, sem nenhuma restrição, com a coragem de romper com tudo o que nos rouba dele. Coragem para romper com o velho, coragem para iniciar o novo tempo no seguimento de Cristo.
Devemos também cultivar a alegria neste tempo do Advento. Alegria interior que transborda para o exterior, alimentada na intimidade com Deus e no amor com os irmãos. A alegria é uma das grandes marcas do Advento, a alegria que faz o outro feliz. É tempo de expulsar do nosso coração toda e qualquer tristeza. Alegria, pois o Senhor está chegando.
Devemos também estar mais unidos com o corpo de Cristo, com a Igreja: participar ativamente das atividades da paróquia, dos grupos de oração, da vida da comunidade. Não podemos nos dispensar de viver essa unidade em nenhum momento. Principalmente neste tempo do Advento, em que juntos, como Igreja, nos preparamos para receber Jesus. Nossa vida sacramental deve ser sempre avaliada. Temos participado da Santa Missa com frequência? Tenho buscado o sacramento da confissão? Participo ativamente da missa no domingo, Dia do Senhor, mesmo neste tempo em que estamos vivendo? Façamos este exame de consciência e, se necessário, recuperemos o que não está bem.
O Advento também é tempo de caminhar com Maria, aprender com ela a esperar o Emanuel, no silêncio e na oração, na partilha e no serviço aos irmãos. Este tempo é propício para renovarmos nossa devoção filial à nossa querida Mãe. Qual é a sua devoção mariana? Rezar o terço, o rosário? Rezar o ofício da Imaculada Conceição? Rezar as ladainhas? Essas e outras devoções conhecidas pelo povo brasileiro, nos ajudam a caminhar com aquela que disse sim à vontade do Pai, dando Jesus ao mundo.
Que o Espírito Santo nos ajude a vivermos bem este tempo de graças, sem desperdiçarmos absolutamente nada do que Deus tem para nós, seu povo amado. Viver o advento é viver um tempo de espera e de esperança. O advento antecede o Natal, é o momento em que todos nós, fiéis, devemos esperar a chegada do Salvador. É importante entender isso para vivermos a santidade do dia a dia. É como o tempo da Quaresma, em que nos preparamos, pela conversão, para vivenciar a paixão e morte de Jesus, mas também a sua ressurreição.
⇒ Leia a segunda parte dessa reflexão