Aliança, confiança, movimento, ideal e vinculações
Debora Dalegrave / Karen Bueno – Poderiam as cinco estrelas condutoras da Pedagogia do Pe. José Kentenich ajudar também a dependentes químicos? Depois de tantos anos de estudo e aplicação dos métodos pedagógicos do Pe. Kentenich, é cada vez mais amplo o número de pessoas tocadas pela sua ascese.
Recentemente, durante o mês de novembro, a formação foi aplicada a internas da Comunidade Terapêutica Barbara Max, em Frederico Westphalen/RS. A instituição, que atua há 10 anos no tratamento da dependência química, levou voluntárias do Movimento Apostólico de Schoenstatt a trabalharem a espiritualidade das mulheres.
Com base na Pedagogia Kentenichiana, a Ir. M. Eliane da Costa Cunha e a enfermeira e coach de inteligência espiritual Debora Dalegrave, da Liga de Famílias, realizaram uma formação de autoconhecimento e espiritualidade durante o mês de novembro de 2020.
Foram realizados quatro encontros, com duração de duas horas cada, nos quais foi preconizado a vivência e o despertar da consciência de se reconhecer amado e chamado à existência por um Deus de amor. E, nesse contexto, a Pedagogia Kentenichiana se transformou no caminho para desenvolver o processo de autoconhecimento, elencando as cinco estrelas condutoras como guias para essa formação.
Cinco estrelas condutoras da Pedagogia de Schoenstatt
Debora explica: “Ao trabalharmos a Pedagogia do Ideal, reverberou no reflexo da vida, na identificação dos valores e assim na capacidade que tem o ser humano de intervir responsavelmente em sua vida, contribuindo com o melhor de si. Nas vinculações atrelamos os vínculos sadios e profundos que serão a base para o desenvolvimento harmônico da pessoa, um olhar mais de perto sobre seus desejos e medos; na Pedagogia da Aliança, um olhar amoroso sobre as nossas cordas, o que muitas vezes está nos prendendo, nos limitando para verdadeiramente selar uma Aliança de Amor, uma entrega a Deus. Chegamos, então, na Pedagogia da Confiança, que teve por intuito orientar o contato pessoal, mediante relações e vinculações sadias, depositando nosso olhar no micro e macrocosmo, inteirando-se nos seus valores e linguagem, e, por fim, a Pedagogia do Movimento, de entrar em ação, decidindo-se pelo amor, pelo bem, pela verdade e beleza e assumir o compromisso do fazer efetivo e decidido”.
Débora também acrescenta: “A sistematização dessas cinco estrelas descreveu um processo vital, uma experiência desafiante pela descoberta do mundo interior, para dar a resposta acertada ao mundo de hoje por meio de nosso autoconhecimento e trabalho consciente para realizarmos o projeto de amor que Deus tem para cada um de nós”.
Ao final desses encontros, foi oportunizada uma ida ao Santuário Tabor Porta do Céu para uma vivência com o tema: AMA-ME ASSIM COMO TU ÉS. Nela, as internas tiveram a oportunidade de depositar na ânfora do Santuário suas cartas de perdão e agradecimento pela vida; com certeza mais um momento de muita emoção e devoção.
Bom dia!
Gostaria de um esclarecimento sobre o que significa exatamente ser “coach de inteligência espiritual” , pois não tenho conhecimento sobre esta prática profissional.
Agradeço que possam fornecer mais informação.
Obrigada.
Interessei-me muito por esse tema de autoconhecimento e espiritualidade. É possível ter acesso às palestras desta formação que foi realizada em novembro de 2020?
Grata e no aguardo,
Filomena – Missionária da Mãe Rainha na diocese de Uberlândia/MG