“Que Ele cresça e eu diminua”
Karen Bueno – A Família de Schoenstatt de Poços de Caldas/MG vive um momento especial de alegria e oração, celebrando neste domingo a ordenação sacerdotal do Diácono Rafael Tavares da Mota, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt.
Rafael cresceu à sombra do Santuário Tabor Fonte de Vida Nova e será ordenado neste domingo, dia 24 de janeiro, às 11 horas, na Basílica Nossa Senhora da Saúde.
“É uma alegria sem medida saber que a Mãe presenteou e fez florescer muitas graças na nossa geração de juventude em Poços de Caldas. É bonito ver como Deus conduziu tudo na vida do Rafael. Nós o acompanhamos durante todo seu caminho e em sua ordenação sacerdotal nosso coração está pleno de gratidão, pois é uma vocação preciosa nestes tempos para a Igreja e para a Obra de Schoenstatt”, comenta Ellen Maimoni Lima.
A celebração será restrita a um pequeno círculo de amigos e familiares, por conta da pandemia. Mas todos estão convidados a assistir, participar e interagir pelo Youtube, no canal do Santuário Sião.
“Percebo que é um momento único e especial”, salienta o amigo David Carlo Almeida Barbato. “Mesmo com todos os acontecimentos turbulentos destes tempos, esse se destaca. Ainda que tantas crises estejam se desenrolando em nosso país (política, econômica, sanitária e até humanitária), que poderiam fazer esse momento passar despercebido, ainda assim, para mim, ele tem sua importância. Eu me sinto como os pastores que foram conduzidos até aquela gruta onde ‘Jesusinho’ estava com seus pais. Eles não entenderam muito bem o que estava acontecendo, nem sabiam o que aquela criança faria por seu povo (e para toda a humanidade). Mas perceberam que algo grande estava por vir. Algo divino! Para mim, algo parecido acontece numa ordenação. Não há nada que salte aos olhos, não há nada de espetacular. Na verdade, é tudo bem simples. Mas acredito que o futuro reserva grandes coisas para aqueles que tiverem olhos para ver e ouvidos para ouvir…”.
Não vou dizer que foi fácil, mas a Mãe transformou tudo em bênçãos
A Sra. Sonia Mota, mãe do futuro sacerdote, recorda: “A vida do Rafael sempre foi marcada pela Família de Schoenstatt. Nós sempre fomos muito envolvidos com o Movimento, participávamos da Obra de Famílias, então ele sempre esteve conosco em todos os momentos e foi se envolvendo cada vez mais e crescendo na espiritualidade, junto com os Pioneiros e a Juventude. E sempre missionário, né? Participou das missões desde o início, uma dedicação imensa, um coração imenso que ele sempre teve. Então, acredito que isso influenciou 100% na vida dele, na decisão de seguir a missão e vocação como Padre de Schoenstatt”.
Este dia tão aguardado por todos coroa um período de espera e expectativa: “Para mim, viver esse momento de preparação para sua ordenação não começa agora, mas vem de muito tempo, desde que ele iniciou sua formação em 2010. Com apenas 19 anos, ele foi para o postulado, no Paraguai, onde nós participamos da sua Toma de Túnica, um momento incrível. Depois seguiu para o Chile, para os estudos, e nós pudemos também fazer algumas visitas e ver o seu empenho nos estudos, em estar também junto com seus irmãos de curso, com a comunidade dos Padres e vimos ele crescendo a cada tempo. No final do ano ele vinha passar alguns dias de férias com a família e a gente foi percebendo que cada vez mais ele estava empenhado, dedicado e mais certo da sua vocação. A gente acompanhou tudo isso com muitas orações. Não vou falar que foi fácil ficar longe esse tempo todo e ver ele poucas vezes, não foi, mas a gente entregou tudo isso ao Capital de Graças; a Mãe de Deus recolheu tudo isso e transformou em muitas bênçãos, porque agora que ele chegou ao diaconato, com muita alegria nós participamos da celebração em São Paulo, foi já um momento incrível. Depois veio esse momento todo de preparação, a entrega dos convites e ele pôde vivenciar e rever os amigos, ao menos de longe”, recorda a mãe.
O fato de a ordenação acontecer num período delicado de crise sanitária traz um brilho diferente para a celebração: “Foi um momento incrível de preparação espiritual que a gente fez para esse momento, que aquece o coração, ilumina a vida da gente. Mesmo com toda essa situação de pandemia, de desemprego, de tristezas, a gente vê que, ao nosso redor, o que brilha e o que fala mais alto é a vocação dele, é a alegria e a disposição, a ansiedade que ele tem de logo se tornar sacerdote, poder assumir a missão”.
Qual seria o desejo de uma mãe para seu filho sacerdote? Dentre tantas coisas, Sonia resume: “O que eu realmente espero é que ele possa ser um santo sacerdote, que as suas mãos possam abençoar muitas e muitas pessoas, os seus fiéis, aonde ele for trabalhar e que, com o coração generoso que ele tem, um coração puro, ele atraia muitos corações ao Santuário, à Mãe de Deus, à Igreja, principalmente os jovens, que podem ver nele uma pessoa jovem, mas também força e fidelidade. Também desejo que a missão e vocação dele seja assumida com muita alegria. Vejo que essa nossa expectativa se confirma a cada dia. Com a sua ordenação inicia, então, a sua missão de sacerdote, de presbítero; espero que isso também se reverta em bênçãos e graças para a pessoa dele, que ele seja muito feliz, realizado, porque nós aqui, principalmente eu, fico imensamente feliz com essa vocação e com essa escolha dele”.
Participe da ordenação
A missa será transmitida a partir das 11 horas neste domingo, dia 24: clique aqui para participar