Como foram as Missões online do Grupo Missionário Magnificat
Heloisa Marochi Benato – Um carnaval vivido ao lado de Deus e de Maria, aprofundando os vínculos e espiritualidade e repleto de amor e alegria. Assim foram as Missões Familiares Online 2021, organizadas pelo Grupo Missionário Magnificat, de Curitiba/PR. Foram dias intensos e muito emocionantes, nos quais a limitação geográfica não impediu que se fecundasse um espírito de comunidade e de família. Missionar os próximos mais próximos, levar a Mãe de Deus para mais perto de muitos corações, todos juntos na mesma barca, na barca de Cristo, que dá coragem e impulsionada cada missionário… essa foi a motivação para que se chegasse ao lema das missões: “ESTOU CONTIGO, IDE!”.
Audrey Markutis conta sobre sua experiência com as Missões Familiares: “Graças ao empenho e criatividade dos organizadores, me senti como se estivéssemos juntos, já acordava em busca da Lectio Divina, preparando o coração para a Santa Missa que era o alimento para viver o decorrer do dia ‘fazendo o ordinário de maneira extraordinária’ com muito amor no coração, afinal, o intuito era de que pudéssemos missionar o próximo (realmente mais próximo)”.
Como realizar uma missão de maneira virtual?
As missões familiares 2021 iniciaram na sexta-feira, dia 13 de fevereiro, com a missa de envio, e encerraram na terça-feira de carnaval, com a partilha final. Durante esses dias, os 83 missionários que participaram puderam se aprofundar na fé, na Aliança de Amor e no estado permanente de missão! Os dias de missão se iniciavam com a lectio divina e a Santa Missa; durante a tarde, cada missionário era convidado a escutar um podcast de formação e a participar de um “momento família”, concluindo todas as noites com o coração aquecido por Deus e pela Mãe, por meio dos momentos de espiritualidade.
Audrey narra como foi sua experiência: “Separava um tempinho na parte da tarde para estudar o material enviado e ouvir o podcast e, eu que não sou fã de podcasts, me peguei ouvindo o mesmo conteúdo 3 vezes seguidas. Quanta riqueza de informação. Mas não parava por aí, ainda tínhamos o encontro com nossa família missionária. As vivências foram lindas, intensas, realmente cheias do Espírito Santo, um completo alimento para a alma. Saio com a alma alimentada para continuar missionando no decorrer do ano, sendo uma pequena Maria, levando a palavra de Cristo aos irmãos que a necessitam”.
Os temas trabalhados
Os temas que nortearam as Missões Familiares tiveram como base aqueles trabalhados pelas Missões Universitárias 2020. Um impulso diferente norteava cada dia das missões, levando os missionários a refletirem sobre sua própria relação com Deus e a importância da vida na Igreja e de se estar em saída, um constante ir ao encontro do próximo, como pescadores de homens:
• Como Deus fala comigo?
• Como respondo a voz de Deus?
• Se Deus fala comigo, por que viver em comunidade?
• Ide!
“As missões online foram um momento de grandes partilhas, muita espiritualidade e vínculo não só com a família espiritual, mas com Deus e com o Espírito Santo. Nas vivências conseguíamos sentir a presença de cada um ali, nos acompanhando, nos abençoando e mais, mostrando que nada é impossível para Deus. Dessas missões eu levo muito aprendizado, uma comunidade muito unida e meu coração renovado”, comenta Maria Luiza Fonseca.
Foram dias surpreendentes, em que foi possível ver o Espírito Santo agir e conduzir cada detalhe. As 13 famílias espirituais que se formaram puderam crescer juntas e partilhar suas experiências de vida, criando momentos que já deixam saudade. As missões familiares encerraram, mas com o sentimento de um novo envio! É preciso transfigurar a realidade hoje! A missão é diária, na família, no trabalho, nos estudos, na educação dos filhos….
No ofertório da última missa, cada missionário acendeu uma vela, representando este anseio por ir: “Uma vela só ilumina se se deixa consumir: e assim queremos: nos consumir no serviço, na vivência de nossa vocação, na concretude de nossa busca pela santidade e, então, iluminar. Ide, estou contigo, nos diz o Senhor. Pois vamos. Com nossas limitações e nossas dificuldades, mas também com toda a grandeza que Deus nos presenteia e com toda a alegria de saber que, juntos, podemos iluminar o mundo a nossa volta. Avante!”, diziam Guilherme e Ana Paula Paiva