Novos tempos pedem novas formas de adaptação
Ir. M. Rosequiel Fávero – Inspirando-se em João Luiz Pozzobon, a Família de Schoenstatt de Santa Maria/RS reúne-se anualmente para rezar a Via Sacra, caminhando desde o Santuário Tabor até a Vila Nobre da Caridade. Este ano, no entanto, a pandemia não dá trégua. Mesmo assim, com “bandeira preta” rondando o estado, os membros do Movimento não quiseram deixar em branco esse momento. No domingo, 21 de fevereiro, um grupo reduzido de schoenstattianos se reuniu na capela do Centro Mariano para transmitir a oração da Via Sacra.
Cerca de uma centena de pessoas acompanhou a transmissão pelas redes sociais do Santuário Tabor. Somente um pequeno grupo, responsável pelas orações e pela transmissão, esteve presente. A ideia central, muito presente entre todos, era a mesma que João Pozzobon cultivava, rezava e vivia a Via Sacra: unir a própria vida aos sofrimentos de Cristo, sem deixar de ver o sofrimento dos irmãos, alguns dos quais nós mesmos somos causadores.
A oração desta “Via Sacra de João Pozzobon” acontece anualmente, em comunidade, durante duas datas específicas: todo primeiro domingo da Quaresma e na Sexta-feira Santa. Isso ocorre desde 1986, quando foi inaugurada a Via Sacra idealizada por João Luiz Pozzobon – ele, no entanto, não conseguiu ver as estações já instaladas ao longo do percurso, pois faleceu pouco antes, mas acompanhou todo o processo de confecção.
Presencial ou online, a “Via Sacra de João Pozzobon” será retomada na manhã da Sexta-feira Santa, no dia 2 de abril. Para participar, fique atento às redes sociais do Santuário Tabor: Facebook / Youtube
Fonte: santuariotabor.org.br