Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas abre os trabalhos da Campanha da Mãe Peregrina em 2021 no Secretariado de Atibaia
Juliana Dorigo – O Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt realizou no último sábado, 27 de fevereiro, o Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas online, com cerca de 263 participantes que representam 52 dioceses do Brasil. Um momento especial para dar início aos trabalhos de 2021.
A equipe do Secretariado trabalhou para levar o Santuário até dentro dos lares dos coordenadores. Já eles, por meio de interação ao vivo, puderam participar mandando fotos, compartilhando a experiência do primeiro Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas online.
O Encontro teve início com a oração de acolhida, no Santuário de Schoenstatt do Rio de Janeiro/RJ. Em seguida, os participantes acompanharam o especial do Ano João Pozzobon, apresentados pelos colaboradores Juliana Dorigo e Gabriel Paiva, mostrando os frutos da Campanha no ano de 2020 e diversas iniciativas que inspiraram as famílias de todo Brasil a continuarem a missão que João Pozzobon deixou: levar a Mãe de Deus!
Família Amoris Laetitia
Em seguida, o Pe. Alexandre Awi Mello, direto de Roma, ministrou uma palestra falando sobre o ano “Família Amoris Laetitia”, proclamado pelo Papa Francisco em comemoração aos cinco anos da publicação da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” que fala sobre o amor e a alegria da família. “A Campanha da Mãe Peregrina é protagonista do ano ‘Amoris Laetitia’, diante desta crise que vivem as famílias, acentuada pela pandemia que veio para escancarar o problema da crise. Muitos desacreditam na família, mas a Campanha da Mãe Peregrina pode ajudar a salvar as famílias”, diz Pe. Alexandre.
Durante a palestra, o Pe. Alexandre também ressaltou a importância do Ano João Pozzobon: “O Ano Pozzobon é uma grande contribuição da Família de Schoenstatt para o ano ‘Família Amoris Laetitia (…) João Pozzobon é um exemplo de pai de família, trabalhador que justamente soube ser apóstolo, instrumento da Mãe de Deus (…) Ele é uma encarnação daquilo que Deus pensou para as famílias, com suas características próprias, cada um tem a sua forma de viver e de ser família (…) nós podemos nos inspirar muito nele”, disse, incentivando a todos para contribuírem com este momento especial, em união com o Papa Francisco, com orações, Capital de Graças, esforço de autoeducação e viver a cultura da Aliança de Amor durante este período.
Comunicação em tempos de pandemia
Continuando com a programação do Encontro, a Ir. M. Márcia Silva, de Londrina/PR, ministrou uma palestra com o tema: “Conectados na missão”, falando sobre a importância da comunicação em tempos de pandemia. A Campanha da Mãe Peregrina valoriza a cultura do encontro e, em tempos de isolamento social, como nos conectamos?
“É sempre importante pensar como cada um de nós pode interagir (…) para que as pessoas se sintam como parte. (…) Todas as ferramentas devem ser um complemento para nós missionários e coordenadores, para a nossa missão, para nos conectar também ao Santuário”, comenta a Ir. M. Márcia.
Minha família: Terra maravilhosa
A última palestra do dia foi ministrada pela Ir. Ana Maria dos Santos Lima, coordenadora do Secretariado da Mãe Peregrina de Atibaia/SP, com o tema: “Minha família: Terra maravilhosa”, apresentando o Roteiro de Encontros que será trabalhado com as famílias durante este ano.
Em sua palestra, a Ir. Ana Maria comentou sobre a primeira vez que a Campanha da Mãe Peregrina teve que parar, em 70 anos de existência. Porém grandes desafios impulsionam a novos meios de evangelizar, assim como foi a visita espiritual da Mãe de Deus. “A iniciativa da visita espiritual nasceu dos coordenadores, foram vocês que chegaram com a ideia até nós. Isso prova que é a Campanha é do leigo, assim como viveu João Luiz Pozzobon”, ressaltou Ir. Ana Maria.
Ir. Ana Maria destaca que, como Campanha da Mãe Peregrina, temos uma missão em 2021: “Queremos ser protagonistas de um mundo melhor, queremos construir em nós e em nossos filhos o caráter, a coragem, a adaptação da mudança e, o mais importante, o fundamento da fé. (…) O material do Ano quer proporcionar essa experiência da Igreja doméstica, pois é na família que se sente a experiência de ser um Santuário vivo. (…) Queremos ajudar as famílias a redescobrirem a beleza de ser família”.
Encerramento
O primeiro Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas foi encerrado com a bênção de envio, no Santuário de Araraquara/SP, para renovar o ardor pela missão, evangelizando por meio dos leigos que levam a Mãe Peregrina e seu filho Jesus até as famílias, transformando os lares em pequenos Santuários de graças.
A Campanha da Mãe Peregrina está organizada, no Brasil, em dois Secretariados centrais: de Atibaia/SP e de Santa Maria/RS. O Secretariado de Atibaia abrange as regiões norte, sudeste, centro oeste do país e o estado do Paraná.
Fonte: maeperegrina.org.br