2021 começa por meio de encontro online no Santuário de Cornélio Procópio
Ana Júlia Kressim – No dia 28 de fevereiro foi realizada a abertura do ano da Família de Schoenstatt da Diocese de Cornélio Procópio/PR, em uma transmissão a partir das 15 horas, pela página do Facebook do Santuário. O encontro tratou do lema do ano: “Família Tabor, transfigura hoje a realidade”.
O evento online foi organizado por membros da Juventude Feminina (Jufem), Juventude Masculina (Jumas) e Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (Lafs) e contou com uma detalhada explicação abordando a passagem bíblica que originou o lema do ano do Movimento, a prática de ser uma pessoa transfigurada e o destaque para as graças recebidas do Santuário.
Os jovens gravaram um vídeo com o intuito de iniciar a reflexão sobre a transfiguração de Cristo que aconteceu no Monte Tabor e consistiu na revelação de sua glória divina, momento no qual ele irradiou a luz de dentro de si.
O Monte Tabor, da Galileia, foi o local em que Jesus transfigurou-se. Nossos Santuários espalhados pelo mundo são uma “extensão” do Monte Tabor sendo lugares que recordam que somos filhos amados do Pai.
Segundo a reflexão proposta, a relação da transfiguração com nossos dias atuais é importante, pois, mesmo em períodos de crises, o Santuário Tabor continua sendo o caminho para encontrar com Cristo. Estar aberto para o heroísmo, permite que ocorra transformação e educação com o auxílio da Mãe de Deus, que pretende formar Cristo em nós. Entretanto, para isso, o sofrimento de Cristo deve ser compartilhado para que possa haver entendimento das dores vividas na Paixão de Cristo e, assim, seja alcançada a transfiguração individual.
Essa mudança pode ser realizada no dia a dia, por meio de pequenas atitudes no trabalho, nos relacionamentos, na faculdade e nas redes sociais. Ser uma pessoa transfigurada no cotidiano, dizia o conteúdo do encontro, envolve ser a face de Cristo e seu instrumento na missão de formar filhos que valorizem a paternidade de Deus e que reconhecem seu zelo e cuidado, mesmo nas adversidades.
Para concluir, o cenário atual de pandemia foi enfocado, mostrando como esse tempo de recolhimento proporciona meditação. Cada qual pode, então, escrever em um papel quais palavras e sentimentos mais representam o que estão sentindo nesses longos meses de isolamento. Para se alcançar a transfiguração, a autoeducação é fundamental a fim de que seja possível superar as sensações que desmotivam e buscar ser a melhor versão de si mesmo. Então, a oferta ao Capital de Graças proposta foi trabalhar a libertação de sentimentos ruins e entregá-los para a Mãe de Deus como presente de amor.