O primeiro encontro do ano chega com novidades
Ana Paula Paiva – No último sábado, 13 de março, os grupos de estudo virtuais sobre o pensamento do Fundador, Pe. José Kentenich, voltaram a se reunir.
O EKentenich surgiu de um anseio: conhecer mais o pensamento de Pe. José Kentenich, fundador da Obra Internacional de Schoenstatt.
Movidos pela força de seu carisma e pela vontade de fazê-lo vivo e concreto nos tempos atuais, encontrou-se na internet um meio de se vincular como Família de Schoenstatt, partilhar a vida e empreender estudos sobre o pensamento do Fundador.
A grande motivação para a criação do EKentenich foi a busca pela unidade e pelo espírito de familiaridade, aliado à necessária compreensão dos elementos que norteiam a pedagogia de Schoenstatt e as aplicabilidades de nosso carisma como serviço à Igreja.
O grupo de estudos acolhe e vincula toda a Obra de Schoenstatt e demais interessados, com seus ramos e comunidades. Somos uma Família e, assim, juntos, queremos construir diálogos abertos e corresponsáveis sobre o carisma de Schoenstatt, para buscar respostas claras e salutares aos tempos atuais.
Reafirma-se: O EKentenich preza pela unidade e pela corresponsabilidade e quer, alegremente, tornar vivo o carisma de José Kentenich agora, como resposta aos tempos atuais e como expressão concreta de nossa vocação em Schoenstatt.
Uma visita à Igreja da Adoração
O encontro do último final de semana começou com uma apresentação produzida pela Ir. M. Isabel Machado (com apoio da equipe de comunicação do Schoenstatt International) que reproduziu uma “subida ao monte” onde se encontra a Igreja da Adoração. A ideia é que todos pudessem se sentir numa visita online, tendo a Ir. M. Isabel como guia, até o local do falecimento de José Kentenich. Ela explicou aos participantes todos os elementos que compõem a Igreja, o Altar, a cruz, o tabernáculo e o quadro de Maria.
A visita continuou e os conduziu até a antiga sacristia da Igreja, local em que – no dia 15 de setembro de 1968 – Pe. José Kentenich faleceu e que agora se encontra sepultado. Ali, ouviu-se uma alocução por parte da Ir. M. Isabel, que tratou da importância e da força do carisma de Schoenstatt, como presente para a Igreja; ela respondeu perguntas feitas pelos participantes e ouvimos algumas frases ditas pelo Fundador. Ao final, uma surpresa: Ir. M. Isabel colocou a lista com os nomes de todos os 117 inscritos (vindos de 10 países diferentes, pertencentes a praticamente todos os ramos e comunidades da Obra e, no Brasil, originados dos quatro regionais), sobre o túmulo do Fundador e, após o encontro, a levou até o altar do Santuário original.
Para Bárbara Caldas, de Ibiporã/PR, foi emocionante fazer essa experiência: “No mesmo dia 13 de março, 5 anos atrás, eu estava na Igreja da Adoração, no dia da celebração de minha Carta Branca, em Schoenstatt. Renovar minha Carta Branca, dada a Deus, com essa vivência linda que tivemos no EKentenich foi um baita presente para mim, foi realmente emocionante ter estado lá nesse dia”.
Grupos de debate
Depois da palestra, os participantes foram divididos em grupos, com monitores, para debater os textos do encontro, já que o EKentenich tem a missão especial de criar vínculos e compartilhar o estudo do pensamento do fundador da Obra de Schoenstatt. Os textos escolhidos foram “Amor ao próximo”, escrito na Jornada de 1951, e excertos do livro “Que se faça o homem novo”, ambos tratando da perda da capacidade de vivências religiosas e vínculos, causas de isolamento e metas de autoeducação, essência do lar e como sua falta é a causa nuclear do problema cultural atual. Os textos direcionam para a formação de comunidades como forma de buscar a santidade e viver nosso carisma; a carência de lar, que deve ser substituída por vínculos; abertura de coração e zelo pelo lar, como nossa tarefa principal em Schoenstatt. As discussões de todos os grupos foram profundas e fecundas.
Ao final do encontro, a equipe organizadora do EKentenich lançou seu site – ekentenich.com.br. Nele será possível encontrar todas as informações sobre os encontros passados (materiais, convidados, formas de inscrição nos grupos de whasatapp ou telegram), além da origem e história do projeto, textos úteis e formativos, entre outros. Não deixe de acessar e conferir!
Me interessei muito.
Como não tenho muito tempo, o EKentechc é excelente. Leitura, através do celular facilita muito. Posso ter o livro em qualquer momento, inclusive na madrugada, meu horário predileto.
Sou devota da Mãe Rainha e descobri por acaso esse canal. Tive dúvidas, enquanto fazia a novena, o que significava filialidade, foi pesquisar e encontrei esse projeto, estudo sobre o padre kentenich. Gostei. Quero receber esse textos.