Encontro anual reúne as dirigentes do Sudeste e do Paraná via conexão online
Maria Rita Vianna – Ah, enganou-se quem pensou que neste ano não haveria o Encontro de Dirigentes da Liga das Mães de Schoenstatt, dos regionais Sudeste e Paraná, por causa da pandemia… Houve, sim! E, por isso, louvamos e agradecemos ao bom Deus que tudo provê, inclusive a possibilidade do uso da tecnologia.
No dia 12 de março, antes das 19 horas, as dirigentes começam a “chegar à Atibaia”, onde os Encontros sempre acontecem. Este ano, porém, “Atibaia” foi o canal do Youtube. Quanta alegria em poder pelo menos imaginar os rostos das dirigentes, pelos nomes que apareciam no chat de transmissão. Todas sentiam-se como se estivessem na Casa do Movimento e as lembranças vêm à tona: o painel de boas-vindas, o quarto com as camas já prontas, o jantar preparado com carinho, o reencontro com as “custódias vivas”…
Neste ano, tudo foi diferente, trazendo uma nova expectativa
A ansiedade pela Vivência de Abertura precisa ser contida, porque antes, claro, há a Oração de Abertura e a motivação que a assessora regional do ramo, Ir. Mariane Galina, faz para o tema deste ano, até o Jubileu de Brilhantes em 2022:
“CHEGOU A HORA DO TEU AMOR! Faça-se a pequena Maria, um brilhante nas mãos do Pai!”
A Vivência de Abertura faz uma retrospectiva dos últimos três anos, das oportunidades que, individualmente e nas reuniões, cada uma teve para refletir a beleza e o desafio de ser mulher, esposa e mãe. E a grande surpresa da noite leva várias dirigentes às lágrimas de saudade: as portas da Capela Custódia Viva, lugar considerado um “terceiro lar” para a Liga das Mães do Sudeste e do Paraná, são abertas.
Pe. Francisco Gonçalves, capelão do Santuário de Atibaia, abre o sacrário e expõe Jesus na Custódia, que é símbolo do ramo. O trono da Rainha Custódia Viva faz lembrar os momentos de oração, de repouso, de encontro com a Mãe de Deus. A benção do Santíssimo Sacramento é o auge. Com certeza, muitas dirigentes ajoelham-se em seus Santuários Lares, em ato conjunto de adoração, louvor e gratidão.
Hora de descansar, entregar-se a um bom sono, porque às 8 horas do sábado, novamente todas estarão reunidas!
Formação, ação e emoção
Pela manhã, após momentos de Adoração a Jesus Sacramentado, desta vez exposto no Santuário de Vila Mariana, a Ir. M. Patricia Lemes apresenta a palestra sob o tema: “Pe. Kentenich, um brilhante nas mãos da Rainha!”
Após um breve intervalo, a Ir. M. Dionéia Lawand (do Rio de Janeiro) e Ir. Adriane Maria Andrade (de Confins/MG) falam sobre “O amor à Igreja nos impulsiona”, trazendo uma aula sobre Documentos da Igreja.
Com a oração do Envio chegou-se ao final do Encontro, sem deixar de registrar tudo com uma foto (veja no álbum abaixo). A despedida é calorosa, carregada ainda de saudade, mas também de muita gratidão! Como disse o Pai e Fundador, as mães são o coração sacrifical da Obra de Schoenstatt; o que as impulsiona a continuar vivendo o lema: “Chegou a hora do teu amor! Faça-se a pequena Maria, um brilhante nas mãos do Pai!”
No total, participaram 224 dirigentes, fielmente nos dois dias de encontro.
Parabéns para as Irmãs e as mães que organizaram o encontro da Liga das Mães. O Lema muito bonito.