Abertura do Ano no Santuário Tabor da Nova Evangelização Olinda/PE
Taciana Ferreira – Na tarde do domingo, 21 de março, o Santuário Tabor da Nova Evangelização fez a abertura das atividades de apostolado do ano. Cultivando o espírito e a vida em Aliança de Amor com a Mãe e Rainha no Santuário de Olinda/PE, assim começa o ano. O casal Paullu Joseph e Claudia Maria Pontes Barbosa, da Liga de Famílias, conduziu as atividades que foram realizadas no formato online.
Pe. Afonso Wosny, diretor regional da Central de Assessores, ministrou a palestra sobre o lema: “Família Tabor, transfigura hoje a realidade”. Ele levou todos a refletirem sobre o que Deus chama a viver durante os próximos três anos no Movimento de Schoenstatt no Brasil. Destacou alguns aspectos que influenciaram a escolha do lema, como a crise econômica, a pandemia e a atual fase do Processo de Beatificação do Pe. Kentenich. Pe. Afonso também enfatizou a exortação apostólica Amoris Laetitia, criando um paralelo sobre as correntes atuais do Movimento e o que a Igreja chama a viver quando o Papa Francisco anuncia este ano dedicado à família.
Durante a palestra, o diretor regional ressaltou a palavra do Papa: “Queremos viver um evangelho que se propõe como um convite que vem do alto e que entra na carne da vida cotidiana”. E convidou todos, como Família, a acompanharem e abençoarem o caminho das famílias. Lembrou que o Brasil não só recebeu o ideal Tabor, deixado pelo fundador como herança, mas que, na década de 80, fez a escolha permanente de ser Tabor.
As visitas da “Mãe Rainha da Misericórdia” receberam destaque como a ação que marcou a vida da Família de Schoenstatt de Olinda em 2020. Por esse projeto, sentiram que a Mãe e Rainha estende seu manto e sai do Santuário para ajudar os filhos em necessidade.
Pe. Afonso explicou ainda que transfigurar “requer de nós uma atitude de Cristo, mesmo com todas as limitações, devemos tentar ser cada vez mais como Jesus. Temos que ser construtores de mãos dadas com Deus. Repensar como estar a nossa forma de viver a aliança e tentar construir, na realidade do mundo, o rosto de Cristo através da cultura da Aliança de Amor. Impulsionar a viver nos dias de hoje a Aliança com alegria, fé e esperança”.
No segundo momento, os dirigentes se reuniram com seus ramos e conduziram uma conversa baseada em três perguntas: Como ser + família Tabor? Como transfigurar a realidade hoje? E qual gesto concreto podemos realizar este ano como Família? Em seguida todos retornaram para o debate geral e cada dirigente apresentou as respostas, contribuindo na reflexão.
O encerramento se deu com a celebração Eucarística. Na meditação do Evangelho, Pe. Afonso lembrou que Deus colocou dentro de nós um carimbo de filho amado, “devemos acreditar e levar isso para outras pessoas”. Finalizou dizendo que nós nos identificamos com os gregos que tinham subido a Jerusalém e disseram que queriam ver Jesus. “Nós, Família de Olinda, queremos ver Jesus em nós, no próximo e na realidade concreta onde eu vejo o amor”.
Tarde de muita reflexão de fé entuasiasmo
entendimento e muita alegria.
Oubir Padre Afonso falar o vinculo deve comecar em casa. Transfigurar Jesus é transformar.
O que Jesus faria hoje no meu lugar?
Aqui fiquei com muita vontade de servir de viver o evangelho concretamente.