Um de reconquista do Santuário e de unidade em Família
Luciane Volpatto Rodrigues – Um ano jubilar é um ano de graças especiais. Em outubro, o Santuário Missioneiro Tupacirendá, Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt em Santo Ângelo/RS, tem a graça de completar 25 anos de existência. Dessa forma, a Família de Schoenstatt oferece um presente à Mãe e Rainha: uma novena preparatória, que iniciou em janeiro, e a conquista do cetro, em sinal de gratidão e amor pelas graças recebidas.
Nesta novena, ao longo dos meses, há um resgate da história do Santuário Missioneiro de Schoenstatt. Em janeiro, no primeiro dia da novena, o tema abordou a preparação do terreno para a construção do Santuário; após, no segundo dia, foi lembrada a colocação da Ermida no local; neste terceiro mês a abordagem foi sobre o lançamento e a benção da pedra fundamental. Posteriormente, a trajetória explanada será sobre a edificação do Santuário e suas partes, a coroação da Mãe Três Vezes Admirável, como “Rainha Conquistadora dos Corações”, a chegada do Símbolo do Pai, a Aliança de Amor na Diocese, os ramos do Movimento e a visita de João Luiz Pozzobon ao Santuário de Santo Ângelo. O material produzido é publicado todos os meses no Facebook, na página do Santuário Missioneiro.
Conquista do Cetro para a Mãe de Deus
Além disso, como sinal de gratidão e como um símbolo concreto de amor e fidelidade, outro grande presente para este ano jubilar é a conquista do cetro para a Mãe e Rainha.
A entrega do cetro à Mãe de Deus, assim como a coroa, é um símbolo muito antigo que remete aos reis e rainhas e expressa o poder de Deus. “Ofertar o cetro é uma prova de confiança plena e de um elevado grau de fidelidade e doação. Esse presente representa o amor profundo da Família de Schoenstatt pela Mãe e Rainha”, afirma a presidente do Conselho Diocesano e integrante do Movimento de Schoenstatt, Roselia da Rosa Lutchemeyer.
Para isso, todo dia 18, junto com a renovação da Aliança de Amor, a Família de Schoenstatt é convidada a peregrinar fisicamente ao Santuário de Schoenstatt ou aos seus Santuários Lares, rezar a oração jubilar e levar as suas contribuições ao Capital de Graças. No dia do aniversário, em 12 de outubro, os envelopes entregues para o Capital de Graças serão recolhidos e levados até o Santuário para a queima, junto ao memorial dos heróis.