Todas as regiões do Brasil reunidas num só coração
Sidônio e Claudia Lopes – No ano em que se inicia a corrente de vida da Família de Schoenstatt, no Brasil, sobre os 75 anos do Ideal Tabor como missão, a Mãe de Deus revelou novamente suas glórias na 18° edição do Encontro da Comunidade Oficial da União de Famílias (ECO 2021). Este encontro ocorreu virtualmente, de 19 a 21 de março de 2021. Foi uma grande alegria para a União congregar as três Regiões da comunidade no Brasil – Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo – num mesmo encontro, unidas ao coração do Pai.
Entre desafios e reinvenções
Antes de ater-se ao Encontro em questão, num breve relato, vamos testemunhar uma singela manifestação dos cuidados da Mãe de Deus no ano passado. Ao término do ano de 2020, em meados de novembro, ainda num ambiente de inseguranças e incertezas impostas pelo isolamento, chegou o momento de decisão sobre as perspectivas para o ano seguinte. Como será o ECO 2021? Todas as projeções indicavam que o Encontro, infelizmente, deveria ser virtual.
O que seria do Encontro mais importante do ano, sendo virtual? Como membros da União de Famílias, entendemos que a Mãe queria a nossa confiança, mas, para isso, ela esperava a nossa colaboração. Assim, a Comunidade Oficial conquistou essa confiança incluindo em suas orações a seguinte jaculatória: “Conhece a terra pronta para o combate? Habituada a vencer em todas as batalhas?… Sim, … é minha terra natal, minha terra de Schoenstatt!!” (RC 605)
Unidos online, pela tecnologia
No ano seguinte, já em 2021, reunindo frágeis instrumentos, a Mãe foi aos poucos preparando a 18ª edição do Encontro da Comunidade Oficial da União de Famílias, no lema “União de Famílias, à luz do Tabor e guiada pelo Pai, transfigura hoje a realidade!”. O Encontro ocorreu num ambiente virtual, em um website preparado especialmente para isso, reunindo as 115 famílias membros da Comunidade e as três Irmãs colaboradoras, Ir. M. Fátima Dotto, Ir. M. Inácia Bett e Ir. M. Patrícia Lemes. Tal envergadura tecnológica só foi possível mediante a ajuda de uma Equipe de Apoio Técnico formada por famílias das três Regiões.
Ainda em fevereiro iniciou-se uma preparação espiritual, sendo diariamente postado nas redes sociais um propósito para o dia. E a forma de contribuir com o Capital de Graças foi assinalando a realização do propósito dando um “like”, curtindo a postagem do dia, no Instagram e Facebook.
Transfigura hoje a realidade
No dia 19 de março iniciou-se o Encontro com a celebração de uma Santa Missa, em honra à São José, transmitida direto do Santuário Tabor, de Santa Maria/RS. Em seguida foi a entrega do estatuto aos membros do XXV Curso da União de Famílias, de Brasília/DF.
No dia 20 de março, pela manhã, houve uma palestra da Direção da União, proferida por Romulo e Marcia Romanato, com o tema “União de Famílias, à luz do Tabor e guiada pelo Pai, transfigura hoje a realidade!”, e outra realizada pela Ir. M. Patrícia com o tema “Ideal Tabor na Visão de nosso Fundador”.
À tarde, uma terceira palestra foi dada com o tema “O Ideal Tabor em nossas vidas!”, sendo realizada em duas partes:
A primeira parte intitulada “Subindo o Monte Tabor”, que deu origem à Oficina “O Ideal Tabor e nosso Ideal de Território”, por meio de dois debates entre o casal moderador (Tomás e Flávia Santos) e uma família de cada Região: Luiz e Solange Pires (PR), Gislaine Schiavo (SP) e Julio e Liria Reis (RS).
E uma segunda parte, intitulada “Descendo o Monte Tabor”, direcionou à oficina “O Ideal Tabor e nosso Ideal de Região”, conduzida no âmbito de cada Grupo da Comunidade Oficial.
Em seguida foi realizada uma gincana, conduzida pelo casal Edso e Luciana Mocelin. Na gincana houve a participação dos filhos com premiação e tudo o mais que se tem direito, num clima bastante descontraído e familiar.
No dia 21 de março, pela manhã, deu-se uma palestra com Luiz e Solange Pires sobre “Os Capítulos e Eleições na União de Famílias”. Sendo o Encontro concluído com as eleições para os delegados e suplentes que participarão dos Capítulos das Regiões, que ocorrerão no segundo semestre.
Na gratidão por esse Encontro, a União de Famílias do Brasil renova o seu ideal de ser “Família Santa do Pai, Tabor para o mundo”.