Conheça a homenagem que atualmente é preparada para João Pozzobon
Ir. M. Cassiana Jänisch – Como vamos celebrar o jubileu de 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina? Esta pergunta instigou os coordenadores, missionários da Campanha e toda a Família de Schoenstatt, vinculada ao Santuário de Garanhuns/PE, a prestar uma homenagem ao Servo de Deus João Luiz Pozzobon.
Muito em breve, ainda este ano, o Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias terá um monumento dedicado a Pozzobon, em sinal de gratidão pelas pegadas de santidade que ele deixou neste mundo. Uma escultura atualmente é preparada pelo artista Pedro Pereira de Souza, de Saboeiro/CE, que aceitou o desafio de criar a estátua. Ao lado do Sr. João, o monumento terá um símbolo bem peculiar, que representa a força de todo o povo do Nordeste: um jumentinho.
Como se deu a escolha e definição desse monumento?
A Família de Schoenstatt trilhou junta o caminho de escolha e decisão por essa homenagem:
Na Jornada do Movimento na Diocese de Crato/CE, em março de 2020, foi lançada aos participantes a pergunta: o que podemos fazer, qual será nosso gesto concreto como expressão de um novo assumir a missão da Campanha da Mãe Peregrina neste ano jubilar? Entre as diferentes sugestões, uma se repetiu mais vezes: presentear ao Santuário de Garanhuns um monumento a João Pozzobon.
Ainda em meados de março, na Jornada Interdiocesana da Família de Schoenstatt, que abrangia dioceses de Alagoas e Pernambuco, foi igualmente lançada a pergunta. A conclusão a que chegaram foi também de presentar um Monumento para João Pozzobon e mais: o monumento teria um jumentinho, pois João Pozzobon considerava-se um “Burrinho de Maria” ao levar a Mãe e o Filho Jesus sobre seus ombros.
As jornadas presenciais, nas dioceses do Ceará e do Piauí, foram então interrompidas pela pandemia. Para ouvir suas sugestões, cartas informativas foram enviadas e elas realizaram encontros online. Entre suas respostas, essas foram as novas sugestões: criar um Monumento para João Pozzobon com a Mãe Peregrina sobre seus ombros e a maleta na mão, como símbolo da espiritualidade de Schoenstatt.
Já em fevereiro deste ano, foi realizada uma jornada na Diocese de Parnaíba/PI, onde foi proposta a sugestão de colocar uma placa com o símbolo do Ano João Pozzobon junto do monumento.
Veja como será:
JOÃO POZZOBON (1904 – 1985): nasceu em São João do Polêsine/RS. Iniciou a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt no Ano Santo Mariano de 1950. Peregrinou com a imagem da Mãe e Rainha nos ombros durante 35 anos, levando as graças do Santuário às famílias, hospitais, escolas e presídios e rezando o terço.
O CÍRCULO CENTRAL: simboliza o sol, a luz. Lembra a cena da transfiguração de Jesus no Monte Tabor. A visita da Mãe Peregrina com o Filho Jesus em seus braços é sinal de bênçãos e alegrias, transfigurando a realidade das famílias.
CAMINHO: A bênção que o fundador Pe. José Kentenich deu ao trabalho de João Pozzobon, deu-lhe força e coragem para enfrentar as adversidades do caminho.
JEGUE: João Pozzobon considerava-se “o Burrinho de Maria”, aquele que leva a Mãe e o Filho às famílias. O jegue traz o sinal de uma cruz sobre as costas, daí a crença de ser um animal sagrado; ele conduziu a Sagrada Família na fuga para o Egito. Jesus entrou triunfante em Jerusalém montado em um jegue; lembra também a força e resistência do povo nordestino.
Passo a passo para a conquista espiritual do monumento
A Família de Schoenstatt do Ceará, Piauí, Alagoas e Pernambuco reuniu-se em videoconferência para dar início à conquista espiritual e material.
Como gesto concreto, a cada dia 10 do mês (lembrando a data de início da Campanha) fazem a entrega espiritual do Monumento pela oração do Santo Terço, da Novena pela Beatificação de João Pozzobon e da Adoração ao Santíssimo, tudo transmitido pelas redes sociais a partir do Santuário de Garanhuns. Nesta oportunidade, um dos Ramos do Movimento fica com a Mãe Peregrina Auxiliar até o próximo dia 10 do mês.
Um milhão de Terços:
Esta é a meta que desejam atingir, em preparação à colocação do Monumento João Pozzobon. Se você deseja participar na contagem, fique atento às redes sociais do Santuário de Garanhuns: Facebook / Instagram / Youtube e inscreva-se para a oração do terço: clique aqui.