Um ano da Campanha #CORONAmater
Karen Bueno – Você provavelmente se lembra dessa cena na foto acima: em nome de todo o Movimento Apostólico de Schoenstatt, o Pe. Antonio Bracht entregou a coroa à Mãe de Deus, nomeando-a “Rainha da Saúde Física e Espiritual do Mundo”. À distância, milhares de pessoas acompanhavam atentamente ao redor do mundo, repetindo esse gesto em cada casa e em cada coração.
Hoje, 15 de abril de 2021, completa-se um ano da coroação e podemos nos perguntar: o que mudou desde então?
Alguns schoenstattianos hoje nos contam o que se passou em suas vidas a partir desse gesto de coroar Maria na pandemia:
Uma coroação que se renova dia a dia
O Toni, Antonio Carlos Vicente, é marido da Sueli e pai da Alice, de São Paulo, e nos conta:
“Nós temos a Mãe coroada duas vezes em nossa casa: no nosso Santuário Lar, Tabor Caminho da Luz, e também temos a coroação que foi feita internacionalmente, num outro quadro da Mãe. Nós a coroamos como Rainha da Saúde Física e Espiritual. E como foi preciso, não é? Como foi tão providente essa coroação nos tempos que estamos vivendo.
Independentemente da pandemia, sempre temos a necessidade de que ela esteja conosco, mas, falando agora desses tempos, podemos contar: há dez dias, eu, minha esposa e minha filha tivemos covid. Foram sintomas leves e que, lógico, como humanos tivemos as nossas ansiedades e os nossos medos. Mas, mais do que nunca, a Mãe nos segurou, nos carregou no colo e entregamos fielmente a nossa saúde a ela. E eu digo a todos assim: a coroação é muito interessante. Por exemplo, todo dia pela manhã, antes de sair de casa, eu coroo ela com algum título, na minha oração matinal diante do Santuário Lar. E é impressionante quando, à noite, no exame de consciência, vou fazer as reflexões e vejo como tudo caminhou perfeitamente bem. E não podia ser diferente com esta coroa do quadro sob o título de Rainha da Saúde Física e Espiritual. Ela nos protegeu demais, nos carregou no colo e a nossa fé fica mais forte e tranquila. Com a coroação sabemos que temos essa proteção, que temos esse carinho da Mãe conosco”.
Coroar para renovar
Taciana Ferreira, da Liga Feminina de Schoenstatt, de Olinda/PE, recorda:
“Nesse período de pandemia, coroar a Mãe teve um sentido de renovação em minha vida. Nas ocasiões mais complicadas, quando minha mãe e minha irmã adoeceram, pedi à Mãe que nos acolhesse em nossas necessidades mais urgentes, que era a cura delas. Confiar na Mãe e Rainha e na ação de Deus, para que Ele derramasse sobre nós sua misericórdia, me fez confiar e reconhecer nossa pequenez e, acima de tudo, acreditar e ser grata por todas as demonstrações de amor em nossas vidas”.
A coroa é sinal de missão
O Sr. Jorge Schroeder, do Instituto dos Irmãos de Maria, tem uma loja de produtos naturais em Santa Cruz do Sul/RS e viu nisso a chance de aprender e ajudar as pessoas, a partir da coroação:
“A minha área é saúde e eu sempre me senti muito vocacionado para esta área. Consegui, neste tempo, aprender mais sobre saúde preventiva, saúde pela fitoterapia, alimentos naturais, respiração, tolerância, bom humor… Eu me sinto, como consagrado, como Irmão de Maria de Schoenstatt, uma pessoa que tem essa vocação. Sempre considerei Nossa Senhora como a ‘sócia’ desta empresa [de produtos naturais], por isso me sinto um privilegiado em poder executar essa vocação na área de saúde”.
Ela esteve ao lado dos que faleceram e está ao lado dos enfermos
O Papa Francisco salientou algo que sabemos ser verdade na realidade de todas as famílias que sofreram perdas: “Maria estava e está presente durante os dias da pandemia, perto das pessoas que infelizmente concluíram o seu caminho terreno numa condição de isolamento, sem o conforto da proximidade dos seus entes queridos. Maria está sempre ali, com a sua ternura maternal. As orações a ela dirigidas não são vãs. […] Como e mais do que todas as mães bondosas, Maria nos defende nos perigos, preocupa-se conosco, até quando estamos ocupados com os nossos afazeres e perdemos o sentido do caminho, colocando em perigo não só a nossa saúde, mas a nossa salvação. Maria está ali e reza por nós, reza por quem não reza. Porque ela é a nossa Mãe!” (Audiência Geral, quarta-feira, 24.03.2021).
Vamos renovar o brilho desta coroa?
Neste dia, quando se completa um ano da coroação, agradecemos a Mãe de Deus por todo cuidado pela vida humana. Novamente lhe entregamos confiantes a coroa e, nela, todas as vidas ceifadas, toda a dor das famílias, o cansaço dos profissionais da saúde… Recebe novamente a coroa: nós confiamos em teu amor e em teu poder!
Veja aqui as fotos da coroação no mundo todo