Encontro Regional dos Dirigentes da Liga de Famílias
Célia Regina Guerra Vicente – Uma emocionante viagem a bordo da aeronave da “Imaculada Linhas Aéreas” marcou o Encontro de Dirigentes da Liga de Famílias de Schoenstatt do Regional Paraná em 2021. O encontro foi realizado totalmente online no sábado, dia 17 de abril. Organizado por assessores da Liga de Famílias do Paraná, o evento de aprofundamento pedagógico e espiritual contou com a participação de 43 casais das cidades de Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Ibiporã, Maringá, Sarandi, Curitiba, Rio Negro e Guarapuava, no Paraná, e também de Presidente Prudente, Indiana e Santa Cruz do Rio Pardo, no Estado de São Paulo.
O encontro teve início às 15 horas com a saudação de boas-vindas feita pelos assessores regionais, Ir. M. Patrícia Lemes e Pe. Clodoaldo Kamimura, de Londrina, seguido pela Oração de Abertura, conduzida pelo casal Elmar e Luciana Vornes, de Guarapuava. A viagem de formação foi aberta de forma divertida pelo casal Alberto e Terezinha Gomig, de Maringá. Devidamente trajados como comandante e comissária de bordo, eles informaram aos “viajantes” que o voo poderia ter momentos de tensão, como em qualquer decolagem, mas que permitiria “alçar novos tempos”, referindo-se ao lema do triênio (2021-2023) do Movimento de Schoenstatt: “Família Tabor, transfigura hoje a realidade”, assunto que abriu a formação, apresentado pelo Pe. Clodoaldo.
Em sua palestra, Pe. Clodoaldo explicou que transfigurar é, na verdade, se propor a uma mudança e, para isso, é preciso ter um objetivo, um critério concreto. “Não podemos mudar a realidade simplesmente por mudar. É preciso ter o olhar de Cristo, transfigurar a realidade com Cristo, por Cristo e para Cristo”. Nesse processo, segundo ele, há dois importantes passos: olharmos a realidade como ela é, o que entendemos como realidade, incluindo nossa realidade pessoal, comunitária, familiar, de Igreja, de profissão, “sem máscaras, sem medo de se confrontar com ela. Só assim é possível querer mudar a realidade, é possível a sua transfiguração”.
Ir. M. Doralice de Souza, do Santuário de Curitiba, abordou o segundo tema sobre o hoje da realidade, o Ano da Família Amoris Laetitia, instituído pelo Papa Francisco na comemoração dos cinco anos desta Exortação Apostólica. A experiência da pandemia, segundo Ir. M. Doralice, destacou o papel central da família como Igreja Doméstica e também a importância dos laços entre as famílias que fazem da nossa Igreja uma família de famílias. Assim, o Papa Francisco, durante este ano, quer junto a todas as comunidades eclesiais de todo o mundo exortar as pessoas a serem testemunhas do amor familiar. Por isso, para a Liga de Famílias, cujo trabalho é especificamente voltado à família, a expectativa é que durante este ano haja empenho criando uma verdadeira corrente de vida em prol das famílias.
Salas de debate
Após as palestras e inspirados no que ouviram e foram despertados, os casais, divididos em seis grupos, responderam juntos duas perguntas: Qual vivência mais marcante tivemos junto ao nosso Santuário Lar neste tempo de pandemia? Que ideias podemos implementar para que a Liga seja apostólica neste tempo de reclusão social?
Entre as repostas prevaleceu o fortalecimento dos momentos de oração em família, em grupos; além da coroação da MTA, como Rainha das famílias, da unidade, da saúde.
Entre as ideias para uma vida mais apostólica do Movimento, ficou claro o convite a “mostrar a cara”, como Liga, na vida paroquial, levando sua bagagem e seu conhecimento, ajudando a pessoas necessitadas, levando também o espírito de oração a outros grupos e pessoas. Enfim, ficou claro o pedido do Pe. Kentenich: salvar as famílias a qualquer custo.
A VIVÊNCIA: Repouso no Santuário Lar
E o encerramento do encontro não poderia ser diferente, por meio de música, orações, ofertas ao Capital de Graças, todos foram convidados a aterrissar do voo, realizado por meio da “Imaculada Linhas Aéreas”, pousando no coração da Mãe Três Vezes Admirável. O destino final do voo é o Santuário Lar de cada família, onde encontram força para, neste ano, avançar em um novo voo: a defesa da família!
O que um casal expressou nos comentários resume a experiência deste Encontro: Maravilha é ser Liga!!! Sejamos ilhas santas no mundo, iluminados pela luz do Tabor!