“A quem isto pertence? Direitos autorais em foco”
Karen Bueno – Você utiliza, compartilha ou baixa imagens, vídeos, textos e áudios na internet? Como saber o que pode e o que não pode fazer com eles, de acordo com as leis do país? Foi esse assunto que reuniu comunicadores do todo o Brasil na primeira noite do II Congresso Nacional de Comunicação de Schoenstatt, nesta quarta-feira, 21 de abril de 2021.
O encontro online contou com cerca de 70 participantes, desde membros do Movimento que atuam na comunicação, pessoas envolvidas nos meios de comunicação de toda a Igreja e curiosos e interessados na área. O advogado Flavio Manuel dos Santos, que pertence à Liga de Famílias de Schoenstatt do Jaraguá, em São Paulo/SP, foi quem aprofundou o tema. Flávio é especialista em Processo Civil, em Direito Público, em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. É professor de Direito na Fundação Paula Souza e em outras instituições.
Produzir conteúdo com respeito a si e aos outros
“Precisamos ter consciência de tudo aquilo que podemos utilizar na comunicação, sem ferir o direito das outras pessoas e sem causar prejuízo; ao mesmo tempo, vamos aprender como proteger nossas obras”, contextualiza o Flávio. De início, ele explica as orientações da lei brasileira sobre a proteção de músicas, imagens, áudios, peças de artes, etc. Por fim, chegam diversas dúvidas sobre o tema, que fazem parte do dia a dia dos comunicadores.
“O conteúdo foi muito esclarecedor. Bem pontual o palestrante em suas falas. Sanou dúvidas que eu tinha”, comenta Maria Beatriz Pereira, da Liga das Mães de Schoenstatt de Uberlândia/MG.
Elielson José Francisco, de Atibaia/SP, colabora com a Pascom em sua paróquia e aproveitou a oportunidade de se aprofundar no tema: “O Workshop trouxe muitas informações ricas de conteúdo técnico e explicativo, que ajudou muito a ampliar o campo de visão sobre a Propriedade de Direitos Autorais. Eu trabalho na área de Designer e, para mim, existia muitas dúvidas, que foram perguntadas e respondidas. Deu para absolver muita informação sobre este conteúdo”.
Ainda tem mais pela frente
Os workshops do Congresso de Comunicação serão realizados de abril a outubro, sempre na primeira quarta-feira do mês (veja mais informações aqui).
Julieide Simões, da equipe de comunicação do Santuário de Araraquara/SP, opina sobre o primeiro encontro: “Eu achei maravilhoso por termos tanta informação, de forma gratuita e num curto espaço de tempo. A didática do Flávio foi muito boa, de forma simples ele tirou nossas dúvidas. Acredito que o workshop veio para melhorar cada vez mais nosso trabalho com a comunicação, especialmente na parte da segurança, para tudo o que a gente for fazer pelos Santuários. Sabendo de muitas coisas novas, a gente toma um cuidado maior; já outras coisas a gente segue fazendo tranquilamente, porque agora sabemos que não estão erradas”.
Para a Julieide, o tema dos direitos autorais não se restringe só ao trabalho na comunicação, mas diz respeito a tudo: “Eu agradeço à Mãe por fazer parte da comunicação, porque a gente aprende muito. E aprende para a vida, porque aquilo que fazemos na comunicação, podemos usar também em nossas coisas pessoais. Já fiquei animada paro o próximo encontro, que será sobre o Google”.
“Adoro comunicação”, diz Diomar Chagas Pereira Xavier, da Liga das Mães, de Porto Alegre/RS. “Sobre o Workshop, achei muito importante, pois o programa consta de conteúdo dando um parâmetro geral desde o início, fazendo com que os participantes analisem o que é certo e o que é errado. Palestrante muito bem preparado”, ela comenta.
Ficou interessado? Não perca o próximo encontro, que será no dia 5 de maio, às 19h30min. O Lucas Cruz, analista de software, estará conosco “desvendando os mistérios do Google”. Inscrições abertas em breve!
Muito importante o tema.