Encontro de Dirigentes e de Membros da Liga de Famílias 2021
Sérgio Gonçalves – No dia 17 de abril foi realizado o Encontro de Dirigentes e Membros da Liga de Famílias de Schoenstatt 2021, no Regional Sudeste. Em razão das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o encontro aconteceu no formato de live, transmitido ao vivo pelo YouTube.
A apresentação ficou a cargo do casal Diniz Barbosa Pessoa e Esther Morais Pessoa, direto do Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana, em São Paulo/SP. Eles guiaram as introduções aos quadros e palestras.
Na parte de conteúdos, o Pe. Marcelo Aravena, assessor regional da Liga de Famílias no Regional Sudeste, iniciou os trabalhos falando sobre o lema do ano do Movimento de Schoenstatt no Brasil: “Família Tabor, transfigura hoje a realidade!” Em suas primeiras palavras, disse que o lema “nos convida a dar o melhor de nós” e não deixou de valorizar o trabalho dos dirigentes de grupos. Após falar sobre os desafios e as alegrias que recebeu dos casais, via questionário, exortou a todos dizendo que só será possível transformar a realidade ao redor a partir dos Santuários Lares, tendo São José como guia e intercessor.
Um momento de oração foi conduzido pela Família de Schoenstatt vinculada ao Santuário Tabor da Morada da Alegria Vitoriosa, de Araraquara/SP. Diante do Santíssimo e de seus Santuários Lares, rezaram pelas famílias e pelo sucesso do encontro.
Na sequência foi a vez do casal Adriano e Alessandra Camilo, do Rio de Janeiro, apresentarem o site que o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida preparou especialmente para o “Ano Família Amoris Laetitia”, confira neste endereço: www.laityfamilylife.va.
A próxima palestra foi realizada pelo casal André e Alessandra Ferreira, de São Paulo, membros do Instituto de Famílias de Schoenstatt e assessores da Liga em São Bernardo do Campo/SP. Eles falaram sobre a exortação apostólica Amoris Laetitia, fazendo um paralelo com a Pedagogia Mariana do Matrimônio, do Pe. José Kentenich. Ao final, todos rezaram juntos: “Mãe, faz que Cristo brilhe em nós com maior claridade, une-nos em santa comunidade sempre prontos para cada sacrifício, como o exige a nossa santa missão.”
A última palestra foi ministrada pelo casal Lionel e Silvana Camargo, de Campinas/SP, também do Instituto de Famílias de Schoenstatt e assessores da Liga em Campinas/SP, que “receberam com muita alegria a missão de falar sobre São José”. E compartilharam essa alegria levando todos a conhecerem a pessoa e a vida de São José de forma pessoal, indo do Gênesis aos evangelhos. Finalizaram motivando os dirigentes e membros da Liga a “terem a força, coragem, atitude de fidelidade, de confiança e de esperança de São José”.
Ir. Lucia Maria Menzel transmitiu informações sobre o Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que será em Roma no mês de junho de 2022 e que o CIOF (Congresso Ibero-Americano da Obra de Famílias) foi adiado para 2023. Apresentou também os subsísdios do Itinerário da Liga de Famílias.
Após uma pausa para o jantar, os participantes foram conduzidos para um trabalho em grupo por meio da plataforma Google Meet. Lá tiveram de responder a seguinte questão: “De que forma concreta podemos dar vida ao lema do ano, considerando atentamente as motivações que nos chegam a partir das iniciativas do Papa Francisco, do Ano da Família e do Ano de São José?”
Os grupos se reuniram e, ao retornarem para a live, os moderadores apresentaram o que foi discutido. Entre outras coisas, é desejo dos dirigentes da Liga de Famílias do Sudeste:
– Apegar-se às ferramentas que Schoenstatt oferece para enfrentar os desafios do tempo: Aliança de Amor, Santuário Lar e Capital de Graças;
– Aprofundar-se no apostolado nas paróquias;
– Buscar o acolhimento ao próximo com coragem. Assimilar e por em prática as atitudes de São José, indo ao encontro do outro. Integrar jovens casais.
– Manter os grupos motivados, com criatividade e acolhimento, não permitindo que a distância os afaste espiritualmente.
Para coroar esse dia de vinculação e de aprendizado, a Liga encerrou o encontro com um momento de adoração ao Santíssimo junto ao Santuário de Jaraguá, São Paulo. Ali cada casal pôde deixar aos pés do Senhor as suas intenções e contribuições ao Capital de Graças.