No último dia da novena nos colocamos espiritualmente no Cenáculo, reunidos junto à Virgem e aos apóstolos. Os corações anseiam pelos dons e pela presença do Espírito que novamente incendeia a Igreja. Vejamos as palavras do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich:
“Felizes os apóstolos que receberam o apoio de Maria e com ela imploraram a vinda do Espírito Santo. O resultado correspondeu plenamente às suas expectativas. Também nós somos felizes porque nos vinculamos íntima e profundamente a Maria, porque a ela recomendamos as nossas intenções, colocamos a seus pés nossos desejos e pedidos ao Espírito Santo” (Conferência aos Congregados Marianos, Schoenstatt, 31 de maio de 1914). *
O Papa Francisco nos diz (Regina Coeli, 28 de abril de 2013): “A Virgem Maria ensina-nos o que significa viver no Espírito Santo e o que significa acolher a novidade de Deus na nossa vida. Ela concebeu Jesus por obra do Espírito e cada cristão, cada um de nós, está chamado a acolher a Palavra de Deus, a acolher Jesus dentro de si e depois levá-lo a todos. Maria invocou o Espírito com os Apóstolos no cenáculo: também nós, todas as vezes que nos reunimos em oração, somos amparados pela presença espiritual da Mãe de Jesus, para receber o dom do Espírito e ter a força de testemunhar Jesus ressuscitado”.
Com o Pe. Kentenich, rezemos:
Maria,
entre os Apóstolos, cheia de poder,
do Espírito prometido o soprar imploras,
que homens frágeis transformou
e à Igreja o caminho da vitória aponta.
Abre nossas almas ao Espírito de Deus,
para que de novo Ele o mundo liberte.
* Pe. José Kentenich. Movido pelo Espírito – Textos escolhidos sobre o Espírito Santo. Editora Pallotti, Santa Maria/RS, 1ª edição.
Novena para Pentecostes, com o Pe. Kentenich:
1º dia: A caminho de Pentecostes
2º dia: Maria e o Espírito Santo
4º dia: O Espírito Santo traz a alegria
5º dia: Somos templos do Espírito Santo
6º dia: A Filialidade Heroica é dada pela atuação do Espírito Santo
7º dia: Pentecostes é a festa da transformação