A comemoração acontece neste sábado, dia 29 de maio
Flavia Ghelardi – Neste mês de maio de 2021, a Arquidiocese de Campinas/SP comemora 40 anos da presença da Campanha da Mãe Peregrina visitando os lares. Tudo começou nos anos de 1978/79, quando algumas famílias começaram a rezar o Santo Terço semanalmente, sempre na casa de uma delas. Entre esse círculo de oração, estavam os casais Lourdes e Narciso Cavalcanti e João e Neusa Rocha, que visitavam também o Santuário da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP.
Na primeira vez que o Narciso e a Lourdes visitaram o Santuário de Atibaia, conheceram o iniciador da Campanha da Mãe Peregrina, o Servo de Deus João Luiz Pozzobon, que chegara do Rio Grande do Sul para dar palestras sobre a sua missão: a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Narciso sentiu-se muito atraído por esse trabalho e decidiu levar uma imagem da Mãe Peregrina para a Arquidiocese de Campinas. Naquela época, a Campanha ainda não estava organizada em Secretariados (como funciona atualmente) e, para iniciar esse trabalho, a imagem foi enviada de Santa Maria/RS, do Santuário Tabor.
Era o mês de abril de 1981. Essa imagem peregrina, de Nº 2009, foi abençoada pelo Pe. Celestino Trevisan, no Santuário de Atibaia, que fez um envio muito especial, contando com a presença de alguns casais que participavam do Terço.
Assim, na primeira segunda-feira do mês de maio de 1981, foi realizada a primeira visita da Imagem Peregrina a uma família em Campinas. A partir de então, ela começou a peregrinar semanalmente nas casas dessas famílias que rezavam o terço juntas. Com o aumento das famílias, foi solicitada uma segunda imagem e, assim, hoje chegou-se ao número de 5.000 peregrinas, aproximadamente, na Arquidiocese.
Algum tempo depois teve início no Santuário de Atibaia o Apostolado da Campanha da Mãe Peregrina, organizado como é hoje.
Para comemorar essa data tão especial, no dia 29 de maio, as 18h30min, será celebrada uma missa na comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, comunidade que acolheu a primeira imagem peregrina. Todos poderão acompanhar essa celebração através do Facebook (enviar solicitação de amizade), pois a missa será transmitida ao vivo.