A Família de Schoenstatt do Rio de Janeiro coloca seu nome no coração da Mãe e Rainha
Vinicius Cruz – Na celebração da Solenidade da Santíssima Trindade, no domingo, 30 de maio, seguindo os protocolos da saúde, o Santuário Tabor Redenção da Família, no Rio de Janeiro, realizou a Santa Missa com a coroação da Mãe e Rainha. A celebração foi presidida por Dom Roberto Lopes, OSB, vigário episcopal para a Vida Consagrada e delegado para a Causa dos Santos na Arquidiocese.
Em Schoenstatt, coroar a Mãe de Deus é uma corrente de vida sempre presente – e neste ano não foi diferente. Ao longo do mês de maio, muitos nomes foram enviados ao Santuário, ao trono de graças da Mãe, reafirmando a gratidão à Ela por tudo que tem operado na vida das famílias. Cerca de 3 mil pessoas fizeram parte desse momento, colocando seus nomes no coração da MTA, de um jeito inusitado e inspirador: cada um desses corações representa a entrega e a confiança do que a Aliança de Amor significa na vida dos schoenstattianos cariocas e fluminenses.
O coração também simboliza uma flor para o Jardim de Maria, neste mês de maio. Cada coração-flor é um sinal do amor à Mãe Três Vezes Admirável, como prova de que essas pessoas levam a sério as exigências da Aliança de Amor.
Um projeto para maio
Tudo começou com o projeto “Meu nome no Coração da Mãe de Deus”, que foi pensado como uma forma de presentear a MTA e também de ajudar financeiramente o Santuário. O projeto culminou com essa homenagem, finalizando o mês mariano.
As meninas da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) ficaram com a missão de levar os corações com os nomes das pessoas e coroar a Mãe de Deus no palco da tenda dos peregrinos, que foi preparado para esse momento especial.
Na Santa Missa, transmitida ao vivo pelo canal do Youtube Santuário Tabor da Redenção da Família, Dom Roberto Lopes falou:
“Tudo o que nós realizamos, o fazemos em nome da Trindade. Nosso primeiro gesto quando acordamos deve ser traçar em nós o sinal da cruz, um mistério trinitário tão belo. Por isso que Maria, aos pés da cruz, recebe e contempla o filho. O mistério da Santíssima Trindade nos pacifica, nos dá paz, é viver o céu antecipado. Pe. Kentenich já nos dizia que Deus é alegria, Ele é a paz. Ele nos diz também que precisamos viver em Santa Trindade e assim no Espírito Santo chegamos ao Pai! Meus irmãos, viver na casa da Mãe é fazer a experiência profunda da paz, de tudo o que fazemos e realizamos, e é o Pai, o Filho e Espírito Santo que nos dão essa garantia”.
Dom Roberto Lopes também disse: “Maria deixou-se ser guiada e entendeu, foi fiel ao projeto de Deus e por isso que ela é Três Vezes Admirável, com sua relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Quando olhamos o Movimento de Schoenstatt, vemos a beleza de como congrega as famílias, os jovens… – e eu mesmo já tive essa experiência na Vila Mariana (São Paulo), quando ainda era jovem! Quando entramos na Capelinha sentimos o que é ter a paz”.
Como foi participar desse dia
A Coordenadora da Campanha Mãe Peregrina da Paróquia Santo Agostinho, na Barra da Tijuca, Josete Pereira, falou sobre a experiência que viveu no último domingo: “Este mês de maio foi muito especial para mim, pois participei intensamente dos projetos para Nossa Senhora. A cada domingo que chegava aqui no Santuário, via como os coraçõezinhos estavam aumentando nas grades. Hoje, estou feliz em vê-los à volta da imagem da Mãe e Rainha e sinto o quanto de ternura a Mãe recebeu em cada um deles! Coroar a Mãe de Jesus com esses coraçõezinhos, que levam o nosso nome e de nossa família, é um presente dos céus”.
Angelica Rigoto, da Liga das Mães, de Niterói/RJ, comenta: “Novamente recordamos nossa Aliança de Amor e hoje somos a coroa da nossa Mãe. Que bela solenidade da Trindade, inesquecível este último domingo de maio no Santuário”.
Elizabete Soares Novaes, da Paróquia Santa Rosa de Lima, Barra da Tijuca, diz: “A cerimônia da Coroação da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt transbordou de amor e fé, na união do nosso coração aos mais de 3 mil corações dos devotos, singelamente representados em plaquinhas de madeira ao redor do Santuário. Nossos corações estão agora e sempre junto de nossa Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt”.
Teve também quem vivenciou a experiência da Santa Missa e da Coroação por meio do canal no Youtube, como a Agatha Trote Rodrigues, da Liga das Famílias, que diz: “Nesse tempo de pandemia, todos nós tivemos que nos adaptar a novos hábitos, como participar da Santa Missa ‘virtualmente’. No dia 30 de maio, aqui em casa, o relógio despertou cedo e iniciamos nossa preparação para participação da Santa Missa e Coroação de Nossa Senhora. Para uma família agitada e por vezes dispersa, com filhos em idades diferentes, sempre é um desafio essa participação, mas não ao ponto de ser um impeditivo. Deu-se início o encontro de Santuários: Santuário Lar Confiança e Alegria e Santuário Tabor Redenção da Família. De coração e alma entramos na casa da Mãe e nos deixamos ser acolhidos por cada momento da liturgia. Ao final da celebração, a Coroação foi vivenciada por nós na certeza da entrega de nossos corações àquela com quem anos atrás firmamos um Aliança de Amor”.