Uma noite de aprendizado e descobertas sobre audiovisual
Poliane Bôsco Florenzano – Na noite de terça-feira, dia 1º de junho, a Equipe de Comunicação de Schoenstatt do Brasil promoveu seu 3º Workshop online. Esses workshops fazem parte do Congresso Nacional de Comunicação que, além do Encontro a ser realizado em outubro, está realizando cursos de formação mensais.
Neste mês o tema abordado foi “Vídeos – Luz, câmera, missão!”, apresentado pelo professor de audiovisual e especialista em criação de imagem e som Erick Borges Vieira. Cerca de 60 pessoas participaram do encontro online, membros do Movimento que atuam na comunicação, pessoas envolvidas nos meios de comunicação de toda a Igreja e até representantes de outros países.
Erick iniciou o encontro questionando os presentes sobre a quantidade de vídeo consumida pela sociedade, seja na televisão, no celular, internet ou diferentes plataformas. Destacou que o maior consumo se dá pela internet.
O que aprendemos neste workshop?
O sucesso dos vídeos na internet foi um dos principais motivos que atraiu os comunicadores para este encontro, uma vez que há o desejo de também evangelizar através de produções audiovisuais, como destacou o Raimundo Inácio dos Santos Jr, de Granja/CE: “Foi minha primeira palestra, mas fiquei maravilhado com ela. O palestrante, o Erick, um ótimo profissional, nos ajudou muito com seus ensinamentos e suas dicas para nosso trabalho, principalmente com os instrumentos e meios que iremos usar a partir dessa palestra. Agradeço ao Movimento de Schoenstatt por ter me proporcionado uma ótima noite de aprendizagem”.
De forma clara e objetiva, Erick apresentou os principais tipos de vídeos e suas funções. Explicou que o mais importante para se produzir um vídeo de qualidade para a internet é o conteúdo. E que o planejamento, o roteiro, é a chave do sucesso para uma criação audiovisual. Apresentou as três etapas para uma produção de vídeo: pré-produção, produção e pós-produção. Salientou a importância de se conhecer seu público alvo, a mensagem que deseja passar e quais plataformas o vídeo será divulgado.
Se muitos pensavam que para se produzir um vídeo de qualidade precisariam investir em equipamentos sofisticados, o professor desmistificou essa crença: “Melhor câmera é aquela que está sempre com você”. Ele deu dicas de equipamentos e softwares para criação de vídeos e transmissões ao vivo. “Para mim foi muito útil, pois não tinha os conhecimentos de uso de equipamentos e software que o Erick apresentou de uma maneira bem simples. Para mim é de uma grande ajuda para ir desenvolvendo as habilidades na área de comunicação audiovisual”, diz Ricardo Ramírez, membro da União de Famílias de Schoenstatt de Ciudad del Est/Paraguai.
O palestrante ainda conseguiu responder várias perguntas e tirar dúvidas dos participantes. Ofereceu dicas práticas de gravação, como posicionar o microfone, enquadramento de imagens, extrair novas formas de iluminação e outros.
Este mês ainda teremos um workshop bônus: dia 22 de junho, terça-feira, às 19h30min, tema: “Das ideias às palavras – Oficina de Textos”, com a jornalista Juliana Gelatti Lovato. Em breve serão lançadas aqui as inscrições, fique atento.