Mais de 50 liguistas participam de tarde de formação neste sábado
Sandra Helena da Cruz – Com muita alegria, a Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (Lafs) se reuniu neste sábado, 5 de junho de 2021, para um encontro de formação. Mesmo sendo virtual, devido à pandemia, mais de 50 mulheres, de norte a sul do Brasil, ficaram ligadas em suas câmeras de celular ou de computador para um dia de formação e vinculação a nível nacional.
Os momentos inicias foram para saudar umas às outras e conhecer as demais. Em seguida, também saudaram a Jesus Eucarístico a partir do Santuário Tabor da Fidelidade à Igreja para a Glória da Santíssima Trindade, em Cornélio Procópio/PR, de onde foi transmitida a oração de abertura do encontro.
Após esse momento de adoração, a Liga Feminina foi separada em quatro salas virtuais, segundo o tempo de participação de cada uma no ramo e aprofundamento em sua Aliança de Amor.
As liguistas iniciantes ficaram com a assessora Ir. Adriane Maria Andrade. Bárbara Garcia, da Lafs de Londrina/PR, conta: “Tivemos uma introdução sobre o que é a Lafs, destacando o ideal do ramo ‘Tabernáculo Vivo’ e nossa tarefa, como Liga, de estarmos inseridas, como pequenas Marias Apostólicas, em todos os âmbitos de nossa vida, nas paróquias, no campo profissional e, claro, em nosso dia a dia, com nossas famílias e amigos. Sermos Schoenstatt presente como desejou o Fundador”.
Na sala das cooperadoras da Liga, as participantes puderam partilhar com a Ir. M. Gislaine Lourenço sobre como a vida de Aliança responde ao lema do ano do ramo: “Contigo Rainha, sejamos protagonistas da história”, à exemplo do Pe. José Kentenich, como protagonista da história. “Lembrando que a Aliança de Amor é o caminho que nos ajuda a viver em meio aos desafios do tempo atual, a Ir. M. Gislaine trouxe esclarecimentos sobre a diferença entre membros e cooperadores. Nós saímos do encontro motivadas a conhecer ainda mais sobre o ramo e prepararmos nosso caminho como membros, dando testemunho em nossa vida diária do nosso ‘sim’ através da Aliança de Amor”, diz Taciana Ferreira, da Lafs de Olinda/PE.
As participantes que já se consagraram como membros da Liga refletiram, com a Ir. M. Diná Batista de Sousa, sobre como viver o ano jubilar abrindo caminhos como “pontos de acesso mariano, ‘hotspots’ marianos”, em referência ao lema do jubileu de 100 anos do ramo, celebrados em agosto de 2020. A assessora destacou que os membros devem ser a alma dos grupos.
As consagradas de vida e integrantes do Jardim de Maria estiveram reunidas com a Ir. M. Jacinta Donati, buscando meios de conquistar as flores da coroa jubilar.
Finalizando essa tarde de encontro, todas rezaram juntas a Oração Jubilar, pois a Lafs completa 50 anos de fundação no Brasil em breve.