Amor que floresce à sombra do Santuário
Álvaro Coutinho/ Ana Carolina Ferreira Tsnuoda Del Antonio – O namoro é, certamente, uma das mais intensas experiências da vida humana. Trata-se de amar e ser amado, acolher e ser acolhido, escolher e ser escolhido.
O namoro é o começo de um futuro, de um ideal e uma missão, um tempo de descoberta dessa importante vocação: ser família. Essa fase do namoro é um tempo situado no hoje, mas com olhar para o amanhã, pois nele inicia-se a preparação para a missão de ser esposo (a), de assumir a paternidade, de unir definitivamente a vida com alguém. É um tempo de autoconhecimento, de saída de si e doação de si mesmo. É um tempo de crescimento e amadurecimento da personalidade, dos valores e dos ideais.
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12,2)
Querendo aprofundar seus conhecimentos sobre relacionamento e afetividade, um grupo de seis casais de namorados, vinculados ao Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, de Jacarezinho/PR, busca o desabrochar do amor à sombra do Santuário. Há quase um ano eles participam do projeto “Escola de Nazaré”, coordenado por três casais que pertencem à União de Famílias de Schoenstatt, com acompanhamento da Ir. M. Jacinta Donati.
Mensalmente, os casais de namorados são convidados a se reunirem com os casais coordenadores, via plataforma online, devido à pandemia, para discutirem temas relacionados ao amadurecimento tanto pessoal, quanto como casal.
São abordados assuntos que permitem aos enamorados refletirem sobre si mesmos, sobre o relacionamento com o outro e para que, conhecendo o outro, tenham a oportunidade de amá-lo e compreendê-lo mais. A formação do ser humano integral, os tipos de temperamentos e paternidade responsável são alguns dos assuntos abordados.
Nos encontros, busca-se construir um espaço no qual os casais possam ter a liberdade de expressar seus sentimentos, suas dúvidas, seus anseios, de modo que não se sintam constrangidos ao se expressarem, visto que todos que ali estão têm o mesmo objetivo: conhecer-se para crescer.
Como relatam João Marcos Baggio e Lauren Louise Ramos Oliveira, casal em formação pela escola, “a Escola de Nazaré tem um papel fundamental no amadurecimento do discernimento da nossa vocação matrimonial. Ela está nos fazendo conhecer um ao outro mais profundamente e nos educa no caminho que a Mãe Igreja oferece a nós. Os temas abordados em cada reunião nos fazem refletir nossa caminhada e modificar aquilo que nos deixa em conflito, fortalecendo nossas virtudes e moldando atitudes que, muitas vezes sem perceber, nos afastam um do outro, e ambos de nossa fé. Somos imensamente gratos por fazer parte dessa família”.
A Ir. M. Jacinta Donati comenta: “Este projeto nasceu vendo a necessidade de dar à Juventude de Schoenstatt da região uma formação mais sólida em seu namoro, para a edificação de futuras famílias que, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, procuram viver hoje o projeto que Deus tem de cada homem e de cada mulher na missão de representar a Sagrada Família hoje! Contemplo com gratidão o empenho da equipe que perseverou e enfrentou os desafios que surgiram; hoje podemos colher frutos desses primeiros passos de um projeto totalmente voltado para a evangelização de novas famílias”.