Um projeto desenvolvido pelo Movimento é apresentado neste encontro
Karen Bueno – Está acontecendo atualmente, de 9 a 12 de junho, o fórum “Em que ponto estamos com a Amoris Laetitia? Estratégias para a aplicação da exortação apostólica do Papa Francisco”, um encontro online organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
Este fórum representa um momento de diálogo, em estilo sinodal, sobre as experiências e perspectivas de aplicação da exortação apostólica. Reúne cerca de 350 delegados, representando 70 Conferências Episcopais e mais de 30 associações e movimentos internacionais. Do Movimento Apostólico de Schoenstatt participam alguns casais, assim como o Pe. Heinrich Walter, da Coordenação Internacional do Movimento.
Nesta quinta-feira, dia 10, dois casais schoenstattianos apresentaram trabalhos ligados ao desenvolvimento de Amoris Laetitia.
Christian e Beate Gloeggler, do Movimento de Schoenstatt da Alemanha, falaram sobre a Akademie für Ehe und Familie (Alemanha). A Akademie oferece, em 10 países europeus e no Brasil, um percurso de formação e acompanhamento de dois anos aos casais. A especificidade do caminho é, como em outras experiências semelhantes, que os esposos são acompanhados por outros casais que podem “dar à fé um rosto feliz – aliás, dois rostos!”
Após um debate, a segunda sessão foi dedicada ao tema “educação dos filhos”, dirigida pelos esposos Luis e Pilar Jensen, consultores do Dicastério e membros do Instituto de Famílias de Schoenstatt no Chile.
Consolidar a educação dos filhos é o tema do cap. 7 de Amoris Laetitia e, segundo eles, “pode ser abordado respondendo juntos a três perguntas: 1. Os nossos filhos sentem-se amados? 2. Os nossos filhos sabem amar? 3. Os nossos filhos sentem-se amados por Deus?” A partir dessas três perguntas, tão importantes, é possível criar percursos de acompanhamento para os pais, para que tenham as ferramentas para educar melhor os seus filhos a partir da sua experiência pessoal e familiar.
A abertura do Fórum foi dada com uma mensagem do Papa Francisco, enviada ao Dicastério, confira abaixo:
Para acompanhar tudo o que acontece neste encontro, fique atento ao site: laityfamilylife.va
Com informações de laityfamilylife.va e vaticannews.va