Hoje é um dia especial para rezarmos pelos sacerdotes, para que sejam santos, ou – nas palavras do Pe. José Kentenich – rezarmos para que cada padre seja um “sacerdote que sabe mover-se em qualquer situação do mundo atual, sem, no entanto, permitir que os traços de Deus se apaguem do seu rosto e de toda a sua pessoa” [1].
A Família de Schoenstatt, em muitos lugares, se reúne regularmente para rezar pelos sacerdotes. Vamos conhecer três exemplos para que possamos também nos inspirar:
Círculo de Sião
A comunidade dos Padres de Schoenstatt no Brasil conta com o apoio do “Círculo de Sião”. O grupo foi formado para auxiliar de forma espiritual e financeira as vocações sacerdotais deste Instituto. É um Círculo de corações unidos no coração do Pai, implorando ao Bom Deus que envie muitos operários.
Leda Bossi, de São Paulo/SP, explica como se dá a dinâmica de oração: “Seguindo um esquema de datas, a cada dia oferecemos nossas orações, de forma especial, pela vocação de algum sacerdote ou seminarista dos Padres de Schoenstatt. Nós pedimos por sua perseverança e santidade, por sua força diante dos desafios, que não são poucos. Além disso, uma vez por mês o Círculo de Sião participa de uma Adoração ao Santíssimo, seguida da Santa Missa, implorando confiantemente por muitas e santas vocações. Pedimos por aqueles jovens que estão sendo tocados pelo chamado de Deus, mas que, temerosos, necessitam do discernimento e da decisão confiante”.
Santuário de Porto Alegre/RS
Sempre na primeira quinta-feira do mês, a Família de Schoenstatt de Porto Alegre/RS se reúne no Santuário para a adoração ao Santíssimo. “Nesse momento de adoração rezamos por várias intenções, em especial, rezamos pelos sacerdotes, pelas vocações religiosas e pelas intenções do Papa Francisco e da Igreja. Nesse dia especial pedimos que os religiosos vivam o seu ministério com alegria, oração e santidade para levar aos outros o amor e a ternura de Jesus por meio de Maria, o coração da Igreja”, conta Marcia Kazumi, da Liga das Mães.
Esse gesto de oração, junto a outros atos práticos que são realizados em favor do clero, estão ligados à missão do Santuário de Porto Alegre, onde Maria reina como “Coração da Igreja” (Santuário Tabor Maria Cor Ecclesiae).
Família de Schoenstatt do Rio de Janeiro
No Santuário Tabor Redenção da Família diariamente se reza pelo Santo Padre, pelo cardeal arcebispo, por todos os bispos, sacerdotes e seminaristas. Hoje, especialmente, estão rezando pela santificação do clero.
“Uma ação concreta do Santuário do Rio de Janeiro é o empenho em levar a imagem peregrina da Mãe e Rainha aos seminários do Rio de Janeiro e de Niterói. É a visita da MTA aos seminaristas que se preparam para serem sacerdotes, filhos especiais de nossa Mãe. Niterói também se empenha em manter, física e espiritualmente, uma Ermida erguida nos jardins do seminário. O Rio de Janeiro desenvolve um projeto chamado ‘Encontro de Sacerdotes’, que acontece anualmente reunindo padres das arquidioceses situadas na abrangência do Santuário. É um momento forte de encontro, de oração e de conhecimento mais profundo sobre o Movimento Apostólico de Schoenstatt. É por meio deste projeto que alguns sacerdotes selaram sua Aliança de Amor e outros ainda estão se preparando”, conta Maria Dolores Melo, da Liga das Mães.
Tanto o Movimento do Rio de Janeiro como o de Niterói também contribuem materialmente com a formação de novos sacerdotes.
E você?
Já dedicou um momento de oração pelos sacerdotes hoje? Vamos juntos pedir à Rainha da Aliança que os torne santos, para que, assim, a Igreja seja cada vez mais santa.
[1] KENTENICH, Pe. José. Chamado por Deus, consagrado a Deus, enviado por Deus – Textos escolhidos do Pe. José Kentenich sobre o sacerdócio. Editor: Pedro Wolf. Sociedade Mãe e Rainha. Santa Maria/RS – 2009.
Foto em destaque: schoenstatt-fathers.org