Mês a mês avança a novena jubilar
João Dias / Luciane Rodrigues – “Os tesouros da nossa vida”, este foi o foco que norteou a homilia da Missa da Renovação da Aliança de Amor, deste dia 18 de junho, no Santuário Missioneiro Tupacyrendá, em Santo Ângelo/RS. A liturgia esteve a cargo da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt da cidade de Sete de Setembro/RS. Já a animação foi assumida por integrantes da Juventude de Schoenstatt de Santo Ângelo. O presidente da celebração foi o Pe. Inácio Dalla Nora, pároco da Paróquia Sagrada Família, de Santo Ângelo.
Na sua homilia, Pe. Inácio destacou: “Devemos tomar cuidado sobre como damos valor à nossa vida e a tudo que envolve nossa existência”, fazendo referência ao Evangelho do dia. Chamou a atenção para o fato de que muitas pessoas se apegam a bens materiais e a coisas que não têm valor espiritual, que não edificam o cristão no caminho da salvação. “Jesus nos alerta que devemos tomar cuidado para, assim como destaca o evangelista Mateus, não deixar que as ‘traças corroam’ nossos bens”.
Pe. Inácio também citou o exemplo de Madre Teresa de Calcutá, que mesmo na pobreza de bens materiais serviu ao Reino e, como prêmio, juntou “tesouros no céu”, por sua entrega ao bem daqueles mais desamparados da sociedade. Outro exemplo citado foi de Dom Pedro Casaldáliga, bispo de São Félix do Araguaia/AM que, antes de sua morte, pediu para ser sepultado às margens de um rio, pois ali, junto ao povo simples e sofrido, foi onde viveu e exerceu sua vocação.
Essa celebração também foi de ação de graças pela vida do Pe. Inácio, que completou cinquenta anos no dia 16. Ao final, durante momento de homenagem, quando agradeceu a todos, pediu que sempre rezem por ele para que sua vida seja sempre de serviço e amor ao Evangelho de Cristo.
Nesse dia, a Família de Schoenstatt Missioneira recordou o sexto mês da novena em preparação à celebração do 25º aniversário do Santuário em Santo Ângelo. O tema desse momento foi “O Olho do Pai”, símbolo que representa o Deus Uno e Trino, presente nos Santuários de Schoenstatt, acima da imagem da Mãe e Rainha. Foi recordado que o “Símbolo do Pai” do Santuário Original esteve em duas ocasiões em visita às terras missioneiras.
Após a Renovação da Aliança, a imagem auxiliar da Mãe Peregrina diocesana foi entregue pela presidente do Conselho diocesano, Rosélia Lutchemeyer, e seu esposo Gelson às integrantes da Campanha da Mãe Peregrina de Sete de Setembro, que ficarão incumbidas de fazê-la peregrinar pelas cidades de Sete de Setembro, Guarani das Missões, Cerro Largo e Roque Gonzales, até a celebração do Dia da Aliança no próximo mês de julho.