Noite de workshop do Congresso Nacional de Comunicação
Karen Bueno – “Em nosso trabalho com a comunicação, talvez a tarefa mais comum seja ESCREVER. Mas nem sempre temos a segurança que gostaríamos ao desempenhar essa missão. Se escrever está entre as nossas tarefas diárias, muitas vezes com prazos apertados, é necessário encontrarmos formas para adquirirmos agilidade, confiança, destreza nessa atividade”. Assim começa falando a jornalista Juliana Gelatti Lovato no workshop “Das ideias às palavras – Oficina de textos”, realizado no contexto do Congresso Nacional de Comunicação de Schoenstatt.
Este workshop, que aconteceu por encontro online na noite desta terça-feira, 22 de junho de 2021, reuniu cerca de 110 participantes, entre comunicadores, integrantes de pastorais e pessoas interessadas na área da comunicação – incluindo membros dos diversos ramos e comunidades do Movimento Apostólico de Schoenstatt e representantes da Pastoral da Comunicação de várias regiões do Brasil.
O que não pode faltar em um texto?
Juliana Lovato apresentou os princípios fundamentais para se escrever diversos tipos de narrativa. Ela falou sobre a estrutura básica dos textos: aquilo que é essencial e que não pode faltar; mostrou os tipos de textos mais usados na comunicação digital: notícias, posts para redes sociais, comunicados por e-mail, comunicados para imprensa; abordou também estilo e criatividade sugerindo, entre outras coisas, como começar e como terminar um texto. A painelista pertence à União de Famílias de Schoenstatt de Santa Maria/RS, foi editora-chefe da Revista Tabor, trabalhou em vários veículos de comunicação e colabora atualmente com diversos sites.
Para Jaci de Seixas, da Campanha da Mãe Peregrina, a noite de formação foi uma experiência construtiva: “Este workshop trouxe um aprendizado de peso justamente no que faço, que é divulgar os acontecimentos do Movimento de Schoenstatt para as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Maceió/AL”.
Também Laura Beatriz Wuensch Weschenfelder, de Santa Cruz do Sul/RS, comenta: “Gostei muito de ter participado do workshop. A experiência foi muito útil. Faço parte da Jufem (Juventude Feminina de Schoenstatt) então sempre precisamos saber como escrever artigos para o nosso site, ou pra divulgar na nossa página do Instagram e também para escrever o livro de crônicas da Jufem da nossa cidade que estamos elaborando”.
Participação de outros países
Além dos brasileiros, membros do Movimento de Schoenstatt da Alemanha, do Paraguai e de Portugal também participaram do workshop.
Daniel P. Simões, de Lisboa, comenta: “Foi um excelente aproveitamento desta possibilidade de podermos estar em contato, possibilitando melhorar os conhecimentos, neste caso, com alguém profissional e mais experiente na área de comunicação. No Ramo dos Homens do Santuário de Lisboa/Portugal, temos usado desde grupos no Whatsapp a um grupo privado no Facebook, passando pelos dois grupos abertos de Schoenstatt Lisboa no Facebook para a divulgação de diversos conteúdos. Deste modo, todos os contributos de formação, no sentido de melhorarmos a preparação e divulgação desses conteúdos, são de uma enorme valia. Ainda mais quando se aproveita a nossa própria ‘matéria-prima humana’, como foi o caso da Juliana, que pode apresentar exemplos relacionados com o nosso carisma”.
Fique atento ao próximo encontro
Se você perdeu a chance de participar deste encontro, não fique triste e prepare-se para o nosso próximo workshop:
Data: 7 de julho, quarta-feira
Tema – Podcast: uma voz para os novos tempos
Palestrantes: Ir. M. Márcia Silva, jornalista, e Eduardo Cunha, radialista
Horário: 19h30min
Em breve divulgaremos o link para inscrições aqui nesta página