A Liga das Mães renova sua “decisão por Cristo”
Ir. M. Olindina Margoti/Ir. M. Rosequiel Fávero – 2021 trouxe algo novo para os jardins do Santuário Tabor, de Santa Maria/RS: a imagem da Cruz da Unidade, na conclusão da Via Sacra, ao lado da Capela Tabor. A obra foi pensada no conjunto de um projeto (chamado Projeto Tabor) de configuração dos espaços no entorno do Santuário, que pudesse favorecer a oração e transmitir algo da espiritualidade de Schoenstatt aos peregrinos.
Neste espírito, em setembro de 2020, dois grupos de mães (22 mães) da Diocese de Santa Maria iniciaram um itinerário de formação sobre a Cruz da Unidade e o Ideal Tabor.
Reunindo-se durante nove meses na modalidade online e tendo à mão as conferências de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, dadas no Brasil em 1947 [1], se entusiasmaram por Cristo e pelo Ideal Tabor. A culminância desta formação consistiu num ato de “Decisão por Cristo, nosso Rei Tabor” (como renovação da grande decisão por Cristo em nossa vida que é o Batismo), na qual cada uma pode inserir-se nos fundamentos da Cruz da Unidade dos jardins do Santuário Tabor.
A expressão “Decisão por Cristo” é descrita pelo Pe. Kentenich numa conferência em 4 de setembro de 1947, em Santa Maria/RS, como o “sentido da história do mundo” visto de nossa perspectiva humana. “Qual é o sentido da história, visto na minha perspectiva? Quero me deter um pouco aqui. Quero lhes dizer: é uma decisão vitoriosa por Cristo. Eis Cristo, o grande Guia. Ele governa o mundo em nome do Pai. O demônio é o grande adversário. O que quer agora Jesus, quando deixa acontecer um golpe de destino após o outro? Quer que as pessoas se decidam de novo, vitoriosamente, por ele.“[2] Desta forma, o sentido de tantos acontecimentos difíceis na nossa história pessoal e do mundo é levar-nos a uma renovada decisão por Cristo e seu reino. Uma decisão “vitoriosa, pessoal, de livre vontade e de livre escolha”.[2]
Em 18 de maio de 2021, aniversário de 72 anos da reunião do primeiro grupo da Liga de Mães em Santa Maria, as mães reuniram-se para a santa missa da renovação da Aliança de Amor das 15h30min, como de costume no Ramo, e após a celebração colocaram sua oração de decisão por Cristo junto à Cruz da Unidade. Neste dia tão especial, cada mãe pode trazer a cruz de seu Santuário Lar e gravar atrás sua assinatura e a data deste momento tão especial. Por causa da pandemia, algumas já fizeram o ato antes e outras após esse dia, mas a maioria fez no dia 18, por ser tão especial para o Ramo.
A formação já está recomeçando com mais dois grupos, contando agora com mães e integrantes da Lafs de Santa Maria e também de outras dioceses.
[1] Esses textos estão no livro ‘Tabor nossa Missão’
[2] Tabor, nossa Missão, Coleção Brasil Tabor – 1, p. 148.
Fonte: santuariotabor.org.br