A caminho dos 25 anos do Terço dos Homens Mãe Rainha, acompanhe o testemunho do Sr. Manoel Miranda, da Paróquia Santa Cruz, de Manaus/AM. Ele é coordenador do THMR no Regional Norte 1 e Noroeste e foi um dos pioneiros do Terço dos Homens no Amazonas:
O Terço dos Homens começou em nossa comunidade a pedido do padre. Ele me pediu para conhecer e buscar essa iniciativa para a nossa paróquia. Eu fui atrás e confesso que foi um grande desafio, porque nessa época eu nem sabia rezar o terço. Mas, como recebi esse chamado, comecei a procurar e me informar. Para isso, visitei três paróquias onde já rezavam o Terço dos Homens e vi que uma delas seguia um horário certo – lá eu me instalei e fiquei por três semanas. Depois, pedi a um irmão do grupo para me ensinar a rezar o terço e assim começamos.
Implantei o Terço dos Homens em nossa paróquia e a partir daí surgiu a ideia de nós nos organizarmos, pois nem sabíamos como funcionava tudo. Então consegui o contato de um irmão nosso de Fortaleza/CE, consegui um livro, que não era um manual oficial do THMR, e a partir daí nós demos início a esse trabalho. Fomos nos organizando, como grupo, sem entender muita coisa, mas com a graça de Deus. É como fala o bispo Dom Gil [Antonio Moreira]: a Providência Divina cuidou de tudo isso.
Teve então a V Conferência do Terço dos Homens Mãe Rainha, em Belém/PA. Eu fui lá e foi onde eu conheci o assessor nacional, Pe. Vandemir [Meister], o coordenador nacional, algumas pessoas e também conheci o Manual Oficial do Terço dos Homens. De lá eu levei esse manual, apresentei para o nosso bispo diocesano e nós começamos a utilizá-lo.
Mais tarde fui nomeado coordenador regional do THMR. Hoje a gente tem, realmente, um trabalho organizado com o Terço dos Homens, mas isso é um grande desafio. No estado do Amazonas temos 62 municípios dos quais apenas sete têm acesso por via rodoviária – nos outros o acesso é apenas por avião ou barco. Em alguns municípios se leva até 32 dias para se chegar de barco. Aos poucos estamos indo, nomeando os coordenadores diocesanos e avançando. Tudo isso tem dado certo com a graça de Deus. Procuramos seguir sempre as orientações dos nossos assessores. Paramos as atividades agora por conta da pandemia, mas pretendemos iniciar de novo em breve. Pela coordenação regional também cuidamos do estado de Roraima, que é um estado vizinho, e vamos levando, indo aonde realmente as pessoas ainda não conhecem o Terço dos Homens.
Terço dos Homens de Manaus visita o Santuário do Jaraguá-São Paulo/SP
Excelente parabéns ao terço dos homens em especial Amazonas 🌱🌱🌱⚱⚱⚱
Parabéns a tds vcs, excelente trabalho, continuem fortes na fé.
Sou coordenadora paroquial, da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança.
Esperantina-Pi
Em 2011, aqui na dom Pedro I, vi um senhor com essa camisa amarela e nem passava pela minha cabeça o que seria. Em 2017, o grupo rezou no aniversario. Cinco anos depois, em 2002, recebi um chamado, assim Como o irmão Manoel Miranda. Eu não conhecia direito o Terço dos Homens, por meio de um amigo, conheci o coordenador do Terço dos Homens da comunidade São Mateus e lá fiquei.