Pela primeira vez o encontro acontece online
Karen Bueno – Todos os anos a Presidência Nacional da Obra de Schoenstatt se reúne presencialmente, reunindo os representantes das comunidades (Uniões e Institutos) e do Movimento (Ligas e Peregrinos). Este ano, no entanto, pela primeira vez o encontro aconteceu online, devido às restrições da pandemia. No dia 25 de junho de 2021, os membros da Presidência se reuniram virtualmente para tratar de temas da atualidade que circundam a vida da Obra no Brasil.
Participaram deste encontro o Pe. José Fernando Bonini, pelo Instituto dos Padres de Schoenstatt; o Pe. Rodrigo Cabrera, pelo Instituto dos Sacerdotes Diocesanos; a Ir. M. Silvia Regina Formagio (Província de Atibaia/SP) e a Ir. M. Lillian Goerck (Província de Santa Maria/RS), pelo Instituto das Irmãs de Maria; a Sra. Raquel Padilla, pelo Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt; Angelica e Ronaldo Hashimoto, pelo Instituto de Famílias; Pe. Heitor Morchel, pela União dos Sacerdotes Diocesanos; Valda Perez, pela União Feminina; Lia Hurtado, pela União de Mães; Marcia e Romulo Romanato, pela União de Famílias; o Pe. Vandemir Meister e a Ir. M. Sára Vincensi pela Central Nacional de Assessores do Movimento.
Uma novidade, neste ano, é a presença da União Apostólica de Mães como parte integrante da Presidência Nacional, pois recentemente a comunidade foi instituída oficialmente no país (leia mais aqui). Este órgão, a Presidência, possui representação de todos os grupos de Schoenstatt e tem a responsabilidade maior por toda a Obra no Brasil, como nos mostra os trechos de seu estatuto:
O que é a Presidência Nacional de Schoenstatt e qual o seu papel?
A Presidência Nacional é a instância que tem a última responsabilidade pela Obra de Schoenstatt como um todo no Brasil, respeitando a autonomia de cada comunidade que a integra e a estrutura federativa de toda a Obra.
Suas finalidades são: garantir a fidelidade ao espírito e aos ensinamentos do fundador de Schoenstatt e a sua aplicação, de acordo com os sinais dos tempos; cuidar da unidade da Família e promover a coordenação das diferentes comunidades autônomas nos assuntos de interesse comum; ter a última responsabilidade pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt e pela Central Nacional de Assessores.
Quem são seus membros?
Compõem a Presidência Nacional dois membros de cada Instituto Secular, o dirigente ou representante oficial de cada União constituída oficialmente no país, o diretor e mais um membro da Central Nacional de Assessores.
Com que frequência se reúne e quais temas trata?
A Presidência se reúne anualmente para tratar de questões de interesse geral da Obra de Schoenstatt e, extraordinariamente, em caso de necessidade.
Algumas das competências da Presidência Nacional, entre outras, são: representar a Obra de Schoenstatt no Brasil, em coordenação com o diretor da Central de Assessores, perante as autoridades eclesiásticas, outros movimentos e instituições, também perante a Presidência Geral da Obra. Ser corresponsável na fundação das Uniões no Brasil, em conformidade com as decisões da direção internacional dessas comunidades e da Presidência Geral. Autorizar a construção de Santuários Filiais. Autorizar a criação de associações civis vinculadas ao Movimento de Schoenstatt, além de outras atribuições presentes em seu estatuto.