Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai completa mais um ano de fundação
Maria Rita Vianna / Ir. Mariane Galina – Chegar aos 51 anos com tanta jovialidade, só a Mãe Três Vezes Admirável pode!
O Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai completa 51 anos, rumo aos novos tempos, rumo aos próximos 50 anos, vivendo “Conversão e transformação” … o que isso tem a ver? Explicaremos mais abaixo.
Para iniciar as celebrações do aniversário, o dia 18 de junho foi vivido como o “Dia da Confiança”. A Família de Schoenstatt, unida espiritualmente em oração, rezou 2.502.580 vezes a Oração da Confiança com a súplica pelo fim da pandemia e pelo projeto Farol Luminoso. Esse foi um momento de bênçãos incontáveis, pois foram muitas pessoas, de todos os lugares, que se uniram ao Santuário de Vila Mariana, em São Paulo/SP, no Dia da Confiança.
Continuando, houve o tríduo, transmitido pelo canal do Youtube, diretamente do Santuário, com a presença virtual de centenas de pessoas. O tema do primeiro dia foi “A fé prática na Divina Providência”, com a exposição de Jesus no Santíssimo Sacramento do altar, somente à luz de muitas velas. No segundo dia, “A consciência de missão”, tendo São José como aquele que acreditou e viveu a fé prática. No terceiro dia, “A santidade da vida diária”, um dos fundamentos da espiritualidade de Schoenstatt e uma cantata em louvor à Maria.
São José: Mestre de obra
No dia 4 de julho, antecipando a data do aniversário, que é dia 8 de julho, a Família de Schoenstatt de Vila Mariana reúne-se para a esperada comemoração. Seguindo todos os protocolos, estavam presentes em torno de 200 pessoas. Todos se mostravam felizes por esse reencontro presencial, a alegria estava estampada no rosto de cada um. Para esse dia, cada Ramo, Diocese e Região, vinculados a este Santuário, ofereceu um presente espiritual à Mãe e Rainha pelos 51 anos de história e missão. Cada um confeccionou o presente conforme sua criatividade representando a entrega ao Capital de Graças oferecido por todos.
E aqui, como prometido, esclarecemos “conversão e transformação”, temas centrais da homilia de Pe. José Fernando Bonini, diretor regional da Central de Assessores do Movimento, durante a Santa Missa presidida por ele.
O local onde está instalado o Santuário de Vila Mariana, a Casa do Movimento, a Tenda dos Peregrinos, tudo precisa de reforma urgente. Pe. José Fernando conduz a homilia lembrando que a reforma vai além da necessária no espaço físico; a reforma precisa começar no coração de cada um; assim como os alicerces atuais serão derrubados, cada qual deve refletir o que precisa “derrubar” em si mesmo, trilhando o caminho da autoeducação, vivendo a conversão diária. A transformação, então, se dará não apenas nos novos prédios, mas dentro de todos; só assim, o local – e principalmente cada um – será transformado. Será possível assim concretizar o Projeto iniciado, transformando o Santuário em Farol Luminoso para São Paulo.
Ao fim da Celebração Eucarística, mais momentos de graças. No jardim da Casa do Movimento, na entrada do terreno, acontece a entronização da imagem de São José. O pai terreno de Jesus é o Padroeiro e Construtor do Projeto. Sua imagem agora acolhe todos que chegam ao Santuário.
Aniversário tem festa, tem bolo! No final, canto de Parabéns, vivas à Trindade Santa, à Rainha da Confiança Vitoriosa no Pai, a São José! E rumo aos próximos 50 anos!
Ainda continuando as festividades do dia, logo em seguida iniciou a Adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário. De hora em hora, um Ramo assumiu a adoração, assim todos podiam vivenciar momentos especiais de bênçãos. E, para fechar, houve a segunda missa do dia, presidida pelo Pe. Paulo Visintainer. No final da celebração todos dirigiram-se até a imagem de São José, já entronizada, para dirigir suas orações, com pedidos e agradecimentos.